Buscar

post

Segunda graduação ou pós-graduação: saiba qual pode ser a opção mais vantajosa para você.

Segunda graduação ou pós-graduação: saiba qual pode ser a opção mais vantajosa para você.

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, adicionar uma segunda graduação ou curso de pós-graduação no currículo pode ser um diferencial importante. Por isso, muitos estudantes emendam cursos e especializações logo após o final da faculdade, dando continuidade à capacitação.

A escolha do que fazer a seguir, no entanto, deve ser cautelosa, pois ela vai depender do seu perfil e dos objetivos pessoais a serem alcançados. Afinal, graduação e pós-graduação têm pesos e medidas diferentes na vida profissional.

Como escolher entre graduação ou pós-graduação?

A dúvida é natural, afinal, há muitas diferenças entre um curso e outro. Enquanto a graduação é um tipo de formação mais abrangente, a pós-graduação tem como foco a especialização em determinado assunto ou área, sendo mais voltada para o mercado de trabalho.

Assim, se o seu objetivo é se aprofundar em uma determinada área, aprimorando seu conhecimento e desempenho profissional, focado em um cargo maior ou de gestão, uma pós pode ser ideal.

Já se você deseja mudar de área, por exemplo, a segunda graduação, sem dúvidas, é a melhor opção, já que você tende a adquirir conhecimentos básicos e gerais sobre o assunto em questão.

Além disso, esse tipo de curso permite experiências, como estágios, seminários e outros, que podem ser valiosos no futuro.

Cabe lembrar, ainda, que é recomendável que você tente ao máximo escolher cursos complementares e utilizar o conteúdo da sua primeira graduação ao escolher a segunda. Isso porque, além de eliminar algumas matérias na faculdade e, assim, agilizar a formação, o mercado de trabalho valoriza conhecimentos complementares.

Qual é a melhor escolha?

Antes de uma escolha definitiva, é importante levar em conta alguns aspectos. Abaixo, separamos algumas dicas que podem embasar sua decisão. Confira!

Tenha objetivos claros

Qual é o seu objetivo a longo prazo? Se você está empregado – e gosta do seu tipo de trabalho – ou sabe por qual caminho profissional deseja seguir, recomendamos uma pós-graduação. Assim, você pode se preparar ainda mais para o mercado de trabalho e ter um diferencial competitivo para se destacar dos demais.

Por outro lado, se deseja adquirir novos conhecimentos e habilidades que possam enriquecer seu lado pessoal e profissional, bem como sua vivência no mundo corporativo, a sugestão é optar por uma segunda graduação. Como mencionamos anteriormente, o conhecimento complementar é valorizado por grandes empresas.

Avalie sua capacidade financeira

Outro fator que pode ser decisivo é o valor dos cursos. Sem dúvidas, o investimento em cursos de pós-graduação é menor, especialmente se pensarmos que ele dura menos tempo.

Assim, lançar olhar para o retorno que esse investimento financeiro pode te dar, pode ser interessante. Isso porque algumas empresas e cargos públicos promovem e remuneram melhor os colaboradores e servidores que possuem pós-graduação.

Ou seja, caso você não possa arcar com uma mensalidade por quatro anos neste momento, é melhor priorizar as especializações em vez de um novo curso de graduação.

Cabe lembrar que a educação e o conhecimento adquiridos são sempre importantes, valiosos e permanentes, nunca são perdidos. Por isso, se você deseja novos rumos e habilidades, invista na graduação.

Avalie o mercado de trabalho e a área de interesse

Dependendo da função que desempenha no seu dia a dia e de como enxerga o seu futuro, a escolha entre uma faculdade ou pós fica muito mais fácil.

Assim, aproveite para examinar esses fatores e, também, o mercado em que está inserido – a resposta pode estar mais perto do que você imagina!

Ainda neste sentido, é muito comum que sua trajetória profissional te leve para áreas interdisciplinares, o que também pode facilitar essa decisão. Além disso, pense que como bônus você poderá conversar com colegas de trabalho e de outras empresas para avaliar a opinião deles também.

Considere a duração do curso

Após anos em uma sala de aula, é importante levar em conta o tempo de duração do curso escolhido.

Isso porque, os cursos de graduação duram, em média, 4 e 5 anos. Já a pós-graduação tem duração prevista de 2 anos. Por isso, a pergunta principal é: você tem pressa para concluir os estudos?

Além disso, no caso de uma nova faculdade, você provavelmente precisará ocupar mais horas do seu dia para trabalhos, seminários, apresentações e outros. Isso pode ser um empecilho caso seu trabalho ocupe grande parte do seu tempo. Uma boa opção, neste caso, seria optar por cursos a distância, ganhando tempo de locomoção, por exemplo.

Um ponto importante é que dependendo do curso de graduação que escolher, é possível eliminar algumas matérias. Por isso, é importante escolher uma área relacionada a sua formação original.

Avalie se você gosta e deseja continuar na sua área de atuação

É muito normal mudar de opinião e ter vontade de conhecer e traçar um novo caminho profissional. Não há o menor problema nisso e você não deve sentir culpa ou medo caso isso aconteça.

Afinal, o mercado está sempre em constante mudança para atender novas demandas e necessidades. Não à toa, a todo momento surgem novas opções de cursos de graduação e de especialização.

Por isso, aproveite e aposte em uma outra faculdade e adquira conhecimentos que vão de encontro com a pessoa que você é agora ou deseja ser no futuro.

Mas, caso sua área de atuação te agrade, uma pós-graduação é uma ótima alternativa. Assim você complementa sua formação, se especializa em determinado assunto e, ainda, aumenta as chances de conseguir cargos cada vez melhores dentro da sua área.

Decisão depende de você

Fato é que tudo vai depender do que você quer para sua vida pessoal e profissional daqui para frente. A sua satisfação é quem guiará suas escolhas e te ajudará a definir por uma segunda graduação ou uma especialização.

Por isso, descubra quais pontos você gostaria de mudar na sua rotina e o que você deve fazer para encontrar uma colocação mais atraente, seja na sua área de atuação, seja com sua real vocação.

A máxima “trabalhe com o que você gosta e nunca mais precisará trabalhar” nunca fez tanto sentido e, sem dúvida, deve ser considerada para uma vida mais leve e cheia de sucesso.

Gostou das nossas dicas sobre como escolher entre uma segunda graduação ou pós-graduação? Continue por aqui e confira este artigo sobre como conciliar estudos e trabalho.

Tem interesse em saber mais sobre esse e outros assuntos? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support