Buscar

post

O que é autocontrole? Saiba como ele pode te ajudar a ter bons resultados nos estudos

O que é autocontrole? Saiba como ele pode te ajudar a ter bons resultados nos estudos

Quem nunca passou por uma situação estressante e sentiu o coração batendo mais rápido que o normal, que atire a primeira pedra. Por isso, para evitar que a ansiedade tome conta, é importante trabalhar o autocontrole e usar as emoções a seu favor, seja em casa, no trabalho ou na faculdade.

Considerada uma característica de extrema importância para qualquer ser humano, o autocontrole está ligado diretamente à inteligência emocional. Em outras palavras, é o atributo que garante o domínio e o controle das emoções, bem como dos impulsos decorrentes dessas emoções, de forma mais madura e sensata.

Importante notar, no entanto, que este atributo não tem como objetivo anular as emoções, mas, sim, ajudar a lidar com elas com maior clareza, consciência e percepção. Ou seja, com o autocontrole você consegue desempenhar melhor as suas tarefas, sejam elas na vida acadêmica, profissional ou pessoal.

Saiba como o autocontrole pode ajudar

Diariamente, somos expostos a situações que nos fazem sentir medo, ansiedade, estresse e nervosismo, seja no trabalho, em casa ou em qualquer outro lugar. Muitas vezes paralisantes, essas sensações são automáticas e trazem consequências – que nem sempre são positivas.

Ainda que não possamos controlar a emoção e como nos sentimos em relação a determinada situação, podemos escolher como responder a ela. E é justamente isso que o autocontrole faz por nós: permite deixar a impulsividade de lado para dar espaço para uma análise racional.

Não à toa, pessoas com a habilidade têm mais chances de sucesso em várias áreas da vida, já que conseguem internalizar a situação e evitar que as sensações interfiram na capacidade de raciocínio. Mas, muito além disso, o autocontrole garante:

  • Tomada de decisões mais assertivas;
  • Melhor controle de instabilidades; 
  • Maior foco no trabalho e nos estudos;
  • Maior inteligência emocional;
  • Desenvolvimento de habilidades interpessoais, entre outros.

Autocontrole x estudos: entenda a relação

Até aqui, pudemos observar que o autocontrole é uma habilidade que beneficia o ser humano em todas as áreas da vida. Neste sentido, se no campo profissional ele é fundamental, nos estudos não poderia ser diferente.

O domínio das emoções permite lidar melhor com o estresse e atingir os objetivos sem interferência de emoções negativas. Além disso, com ele é possível trabalhar disciplina, persistência e determinação, alcançando as metas e objetivos de forma mais racional e tranquila.

Com isso, em um mundo onde os estudantes têm sido cada vez mais acometidos pelo estresse e pela ansiedade, o autocontrole desempenha um papel fundamental, seja no vestibular ou durante a vida acadêmica. 

Como desenvolver autocontrole

Desenvolver o autocontrole é fundamental para quem deseja alçar novos vôos e se adequar bem a qualquer ambiente, acadêmico, pessoal ou profissional, ou situação. Para te ajudar nessa caminhada de conhecimento e melhor percepção dos seus sentidos, separamos algumas dicas para desenvolver o autocontrole em poucos passos.

Busque o autoconhecimento

Entender mais sobre você é fundamental para remediar qualquer situação. Afinal, não podemos controlar o que não enxergamos ou não entendemos. Por isso, olhe para dentro, tome consciência das suas emoções e, principalmente, identifique situações potenciais de estresse e gatilhos emocionais.

Reconheça seus erros e estabeleça limites

Reconhecer os seus limites é fundamental para o autocontrole, ao contrário do que muitas pessoas imaginam. Entender quando e porquê você não consegue lidar com suas emoções e impulsos é uma ferramenta para encontrar caminhos que ajudem a evitar as reações indesejadas. 

Por isso, estabeleça limites claros. Você pode, por exemplo, buscar ajuda de amigos, fazer meditação e relaxar, ao invés de ceder à pressão nos estudos ou no trabalho. Isso ajudará a manter o foco e, certamente, suportará seu sucesso.

Liste suas ações e reações

Explore suas emoções, tanto as negativas quanto as positivas. Anote cada uma das suas ações, reações e emoções ao longo do dia, bem como as situações às quais se submeteu. 

A partir dessa lista, você conseguirá identificar melhor os gatilhos emocionais e, consequentemente, descobrir formas de trabalhá-los e evitá-los em seu dia a dia.

Enfrente os seus medos

Muitas pessoas acham que para ter autocontrole, é preciso fugir dos medos e de situações desconfortáveis, se mantendo em uma zona de conforto. O problema é que quando algo inesperado acontece, o desespero bate à porta e as reações podem ser adversas.

Por isso, é importante enfrentar situações desafiadoras e, claro, identificá-las. Além de tornar isso algo natural em sua vida, você saberá como e o que fazer em caso de emergências.

Foque no agora

A ansiedade, geralmente, está ligada a experiências anteriores que causaram mal estar e pensamentos futuros que tiram sua paz. Assim, uma das formas de desenvolver o autocontrole é, justamente, aprender a focar no presente e no que é importante agora. 

Neste sentido, coloque sempre, quantas vezes forem necessárias, suas ideias e seus pés no chão. Lembre-se de se concentrar nas coisas que são verdadeiramente importantes para você.

Alivie o estresse

Para desenvolver o autocontrole, é importante ter inteligência emocional. Neste sentido, uma das grandes estratégias é apostar em ferramentas que podem ajudar a aliviar o estresse – especialmente após uma prova ou desafio profissional. 

Exercícios físicos, atividades de respiração diafragmática, meditação e mindfulness são algumas das ferramentas utilizadas para extravasar e, também, olhar para dentro de si, com cautela e observâncias necessárias.

De fato, o caminho até a consciência das atitudes não é fácil, mas é possível. Por isso, não se culpe pelo nervosismo pré-provas ou entrevista de emprego. Afinal, cada experiência e área exige níveis diferentes de autocontrole. Assim, quem domina essa habilidade consegue controlar seus impulsos com mais facilidade do que outros.

Por isso, não se cobre muito e nem exija mudanças do dia para a noite. 

Gostou do conteúdo? Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro das novidades e assuntos relacionados a carreira e mercado de trabalho.

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support