Psicologia: a importância da área nos dias atuais

Nos últimos anos, a área de psicologia tem ocupado posição de destaque na sociedade. Isso porque, é cada vez maior o número de pessoas que encontram na ciência uma forma de resolver questões emocionais e comportamentais, de modo a buscar o equilíbrio, uma saúde mental adequada e uma melhoria na qualidade de vida.

Se antigamente grande parte da população enxergava o psicólogo com um olhar desconfiado e achava que terapia era algo desnecessário, nos dias atuais a percepção é outra. Aliás, a procura pela psicoterapia aumenta a cada dia.

Para se ter uma ideia, nos últimos doze meses, a procura por terapia online aumentou 360%, grande parte estimulada pela pandemia de Covid-19. A ansiedade e a incerteza trazidas pelo isolamento social fez com que muitas pessoas enxergassem e dessem uma oportunidade à terapia, quebrando barreiras e tabus. 

Fundamental na atualidade, especialmente para lidar com as complexidades do mundo contemporâneo, a popularidade da área é crescente e tem motivo. Afinal, os profissionais de psicologia são preparados para cuidar da saúde mental das pessoas, atendendo e acolhendo as mais diversas situações e emoções. 

Mas, o que faz um psicólogo e como funciona uma sessão de terapia? É possível atuar para além da clínica ou o profissional fica restrito? Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo desse texto. Confira!

O que faz um psicólogo?

Você sabia que a saúde mental está diretamente relacionada aos resultados e situações que uma pessoa vive? Muito provavelmente, se uma ou mais áreas da sua vida não vão bem, alguns fatores internos precisam ser repensados e trabalhados. O psicólogo é justamente o profissional que busca compreender e avaliar os comportamentos e as funções mentais das pessoas. 

Para analisar as questões internas do indivíduo, que refletem em suas ações diárias e impactam no seu relacionamento com as pessoas, pessoal e profissionalmente, o clínico desempenha um papel fundamental: ouvir as dores e acolher os sentimentos do paciente.

Desse modo, ele consegue atuar no tratamento de emoções e prevenção de doenças mentais, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Em outras palavras, o psicólogo ouve, analisa, avalia e busca soluções e formas para minimizar problemas emocionais e comportamentais.

Quem pode ser atendido?

Sem restrições e podendo atuar com os mais diversos públicos, o profissional é indicado a qualquer pessoa que deseja cuidar da saúde mental e busca equilíbrio, seja ela no âmbito profissional ou pessoal.

É importante mencionar que além de clinicar, o psicólogo pode atuar em diversos setores, dentre eles instituições de ensino, consultórios, penitenciárias e hospitais. Abaixo, você entenderá melhor sobre cada uma delas.

Quais as áreas de atuação da psicologia?

Responsável pelo estudo do comportamento e das relações humanas, a psicologia atua com base em ensaios clínicos, sociais, trabalhistas e educacionais. Esse tipo de ciência, de um modo geral, busca soluções para o desenvolvimento e bem-estar das pessoas. 

Em um ambiente de constantes mudanças, de percepção, comportamento e paradigmas, a psicologia também evolui de acordo com as necessidades e demandas da sociedade. Assim, novas frentes de atuação surgem com o passar dos anos.

Neste sentido, dentre as diferentes formas ou áreas de atuação da psicologia, destacamos:

  • Psicologia infantil, com foco em crianças e adolescentes; 
  • Psicologia social e a comunitária, com uma abordagem mais ampla e foco em grandes populações; 
  • Psicologia educacional, que atua  com as questões relacionadas à aprendizagem e de desenvolvimento;
  • Psicologia forense, que presta suporte para processos judiciais;
  • Psicologia hospitalar, que envolve as relações de trabalho e, também, o processo de tratamento e cura dos pacientes;
  • Psicologia esportiva, que visa melhorar o desempenho de atletas, entre outras.

A área acadêmica e as consultorias de empresas, também são opções atrativas. Destaca-se ainda que os profissionais da área são fundamentais tanto em organizações privadas como públicas.

Outro segmento em evidência é o de recursos humanos, que recentemente tem admitido um número expressivo de profissionais da psicologia, pois estes são capazes de traçar perfis compatíveis com os valores das empresas, além de prestarem atendimento para os colaboradores.

Importância da terapia

O tratamento realizado por um psicólogo traz incontáveis benefícios para a saúde mental, permitindo uma vida mais feliz, saudável e leve em todos os âmbitos. 

Isso porque, além de possibilitar o autoconhecimento e a resolução de conflitos internos acumulados, muitas vezes, ao longo dos anos, a terapia e o trabalho do profissional tratam doenças mentais, como ansiedade e depressão.

A psicologia trabalha, ainda, memórias, traumas, raciocínio e diversas outras características que influenciam o comportamento e o emocional dos indivíduos, atuando com foco não apenas no passado e no presente, como também no futuro.

Neste sentido, a terapia torna-se importante em diversas fases da vida, da infância à idade adulta, já que permite que as pessoas se tornem mais conscientes em relação ao desenvolvimento geral como ser humano, trabalhando temas como autoaceitação, autoconhecimento e autocrescimento.

Psicologia x qualidade de vida

Dentre os inúmeros benefícios promovidos pela psicologia, o autoconhecimento, o equilíbrio e a melhoria na qualidade de vida são alguns dos que mais se destacam. 

Isso porque, para tratar as dores emocionais e minimizar os problemas, além de um ouvido atento e preparado para compreender processos e percepções, os profissionais da área de psicologia avaliam e acolhem questões relacionadas a comportamento, traumas e outros assuntos. Assim, é possível atuar de uma forma muito mais ampla. 

Não à toa, cada vez mais pessoas têm entendido que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo; e que equilibrar pensamentos, desejos, frustrações e emoções é viver bem consigo mesmo e com a sociedade de um modo geral. 

Elementos que são fundamentais para garantir o bem-estar e a qualidade de vida.

Agora que você já sabe o papel que a psicologia desempenha atualmente e sua atuação abrangente em diversos campos, que tal aproveitar para entender a importância do estudo e o porque ele é o melhor investimento para sua vida pessoal e profissional? 

Gostou do texto? Acompanhe o nosso blog para ficar por dentro das novidades e assuntos relacionados a carreira e mercado de trabalho.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe