A diferença entre líder e chefe no mercado de trabalho

Nos últimos anos, muito tem se discutido sobre a diferença entre líder e chefe e a linha tênue que separa as duas palavras. Isso porque, com a evolução do mercado, o foco na gestão de pessoas tem aumentado cada vez mais e todos passaram a ter a sua devida importância para o negócio, independentemente do nível hierárquico.

Ainda que esteja no centro das discussões do mercado, o assunto ainda gera dúvidas. Aliás, você sabe qual a diferença entre o perfil profissional de um chefe e um líder e como as posições e ações podem impactar seu negócio, negativa ou positivamente? 

Características do líder

A liderança não está necessariamente atrelada ao cargo, mas sim às atitudes. Assim, a grosso modo, um líder é o profissional que tem a capacidade de enxergar e desenvolver habilidades em sua equipe, inspirando-os diariamente pela confiança e também como exemplo a ser seguido.

Em geral, a relação da equipe com um líder é sólida e de respeito, movida pelo diálogo aberto e troca de conhecimentos e opiniões. Com isso, é possível manter um bom clima organizacional entre os colaboradores e, consequentemente, melhor eficiência e produtividade.

Características do chefe

Enquanto a liderança avança a cada dia no mercado, do outro lado, temos os chefes. Com características mais autoritárias e centralizadoras, esses profissionais são conhecidos pela forma como exercem o poder – e não como fazem a gestão.

Apesar da experiência e habilidade na área, um chefe geralmente tende a mandar e comandar. Sem espaço para troca de experiências, ideias e opiniões com sua equipe, o monopólio de poder causa medo entre os colaboradores, que apenas cumprem suas tarefas, sem perspectiva do novo.

Da parte dos funcionários não há uma identificação ou respeito pelo profissional, conhecido por buscar sempre bons resultados e lucro. E, de sua parte, também não há preocupação em proporcionar um ambiente agradável e de desenvolvimento para a equipe. 

Perfil do líder e do chefe: saiba como identificar

Ao contrário do que se imaginava antigamente, liderar é muito diferente de chefiar. Pequenas e fortes, as palavras têm significados e impactos bem diferentes nos negócios: enquanto uma está relacionada quase que 100% à autoridade, a outra tem como foco as pessoas e não os processos. 

Abaixo, separamos alguns dos principais pontos de diferença entre os dois para te ajudar a identificar quem é o verdadeiro líder e quem é o chefe:

Autoridade

A autoridade determina, de um modo geral, a diferença entre chefe e líder. Isso porque, o chefe é aquele que busca sempre mandar em seus subordinados e usa seu poder para conseguir resultados.

O líder, por sua vez, se destaca pelo exemplo. Além de incentivar e encorajar seus funcionários, costuma se sentir parte da equipe e prezar pelo bom relacionamento interpessoal.

Delegação de tarefas

Centralizador. Essa é a palavra que melhor define o chefe, que geralmente tem dificuldade em repassar responsabilidades e tarefas, fazendo com que ele se sobrecarregue. Como, para ele, ninguém pode ser melhor que ele, informações importantes ou atividades que geram resultados e visibilidade, nunca são passadas para frente.

Além disso, entende que sua opinião e ideias são sempre as mais corretas e, por isso, prefere dar ordens, refazer o trabalho e supervisionar constantemente as tarefas, evitando ao máximo dar autonomia aos funcionários. 

Por outro lado, o líder ouve mais sua equipe e confia nos seus profissionais. Além de delegar mais o trabalho para que todos evoluam juntos, ele aceita ideias e sugestões e, principalmente, entende que errar faz parte.

Clima organizacional

Nada é mais eficiente do que medir a satisfação dos colaboradores para saber se as pessoas estão contentes com o seu gestor. 

Um dos fatores que mais diferenciam chefes e líderes é, justamente, a preocupação com as pessoas. Isso porque, o primeiro não se preocupa com seus funcionários e muito menos com um ambiente de trabalho agradável. 

Isso significa que ele pouco sabe da vida da sua equipe e trata todos de forma muito igual e generalizada. Afinal, para ele, todos têm a mesma função: executar suas ordens.

Já o líder, enxerga o colaborador como um ativo importante para a empresa e, por isso, incentiva o crescimento profissional e preza por um bom clima organizacional. O cuidado especial com as pessoas tem um outro motivo: ao contrário do chefe, a liderança não tem medo de “perder” o seu cargo e preza para que todos cresçam juntos.

Diferença entre líder e chefe

Como você deve ter observado ao longo do texto, a principal diferença entre líder e chefe está na relação e preocupação com as pessoas. Enquanto um sabe da importância de trabalhar lado a lado com sua equipe, desenvolvendo e reconhecendo o trabalho e o potencial de cada um; o outro não vê necessidade em incentivar os profissionais, já que acredita que um bom trabalho é uma obrigação.

Isso significa que quem exerce a liderança tem uma visão muito mais ampla e entende que a empatia, o foco em pessoas e o desenvolvimento interpessoal vão trazer resultados não apenas para os negócios, mas também para os profissionais. 

Já o chefe tem sede pela autoridade e, muitas vezes, acaba perdendo bons profissionais justamente pela falta de autonomia e confiança com sua equipe.

Ainda, não é errado dizer que muitos chefes se consideram líderes, mas poucos realmente são. Isso porque, gerir uma equipe não é tarefa fácil e exige que o profissional enxergue muito além das quatro paredes. 

Importante ressaltar, ainda, que a liderança não está atrelada a um cargo, mas ao modo de agir. Neste sentido, torna-se cada vez mais fundamental desenvolver a habilidade de impulsionar, inspirar e influenciar pessoas a fim de atingir resultados cada vez melhores e objetivos comuns.

Na Faculdade do Futuro trabalhamos as habilidades necessárias para te ajudar a exercer uma boa liderança na sua área de atuação. 

Agora que você entendeu a diferença entre líder e chefe, conheça algumas das principais competências socioemocionais exigidas pelo mercado atualmente. 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe