A importância do ensino superior: a graduação aumenta suas chances no mercado

Você já parou para pensar sobre a importância do ensino superior para sua trajetória profissional? Em um cenário tão competitivo e cheio de oportunidades, a faculdade é um diferencial competitivo e se torna quase que decisiva para garantir as melhores oportunidades profissionais.

Ainda que em algumas áreas a formação acadêmica não seja a principal exigência, as oportunidades de emprego e de carreira para quem tem apenas o ensino médio, de um modo geral, se tornam cada vez mais limitadas e escassas. 

Afinal, nos últimos anos, o número de pessoas que concluíram o curso de graduação aumentou consideravelmente, deixando o mercado ainda mais competitivo. 

Por isso, quem deseja construir uma carreira de sucesso deve, sim, apostar no ensino superior para garantir melhores cargos, salários e também o crescimento pessoal. 

Afinal, qual é a importância do ensino superior?

Dados do Instituto Semesp, divulgados em 2020, apontam que quem possui formação superior tem 54% menos de chance de ficar desempregado, quando comparados aos que possuem ensino médio ou fundamental completo. 

Mas a importância do ensino superior não para por aí. Isso porque, a faculdade traz inúmeras vantagens, que vão desde a socialização e ampliação do networking até o aumento da remuneração e melhores oportunidades profissionais.

Não à toa, o mercado de trabalho tem sido cada vez mais exigente, tornando o ensino superior uma premissa básica para a conquista de um bom emprego. Ainda neste sentido, entre outras vantagens da formação acadêmica avançada estão:

  • Maior valorização pelo mercado;
  • Maior índice de empregabilidade;
  • Melhores salários;
  • Maior conhecimento sobre determinado assunto;
  • Currículos ricos em competências, habilidades e conhecimentos técnicos;
  • Ampliação do leque de oportunidades profissionais.

A importância do ensino superior para a vida profissional é inquestionável. Mas, a vantagem vai além e a evolução pode ser observada, também, no lado pessoal e na construção como ser humano. 

Isso porque, a faculdade é um mundo totalmente diferente, seja para quem veio direto do ensino médio, seja para quem já está no mercado há algum tempo. É preciso abandonar a zona de conforto para lidar com o novo cenário e, principalmente, as novas responsabilidades. 

Os conhecimentos técnicos, os desafios, as competências socioemocionais desenvolvidas e as experiências vividas ao longo dos anos de formação tendem, ainda, a mudar de maneira significativa a sua visão de mundo, garantindo crescimento no âmbito pessoal e profissional.

Empregabilidade está relacionada ao ensino superior

Grande parte dos cargos disponíveis no mercado exige um diploma de nível superior. Por isso, na busca por uma carreira estável e boa remuneração, a faculdade se torna um pré-requisito básico. Afinal, a qualificação e a estabilidade financeira andam juntas.

Para se ter uma ideia, no Brasil, profissionais com ensino superior ganham mais do que o dobro do que aqueles que têm apenas o ensino médio, segundo estudo divulgado em 2020 pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que avaliou a educação em 46 países.

Em comparação com os trabalhadores que não concluíram o ensino médio, a remuneração dos graduados é 258% maior. A vantagem fica acima da média dos países da OCDE, de 54% e 89%, respectivamente.

Aliás, a questão da empregabilidade pode ser observada antes mesmo da conclusão do curso. Quase metade dos egressos de instituições de ensino particulares conquistam seu primeiro emprego antes de concluírem o curso. 

Os números fazem jus às milhares de oportunidades de estágio e trainees disponíveis no mercado atualmente, que avaliam o estudante nos dois ambientes: acadêmico e corporativo.

Neste sentido, empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, procuram jovens talentos para compor suas equipes e os desenvolvem profissionalmente para alcançar as melhores posições. Há, ainda, programas destinados à formação de líderes, uma excelente oportunidade para quem almeja crescer na carreira e ter estabilidade financeira.

Graduação x networking

Nos últimos anos, a fim de aumentar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho e ampliar o networking, as universidades têm apostado em eventos, maratonas de inovação, palestras, feitas de estágio, congressos, projetos e em cursos de extensão com profissionais de marcas de renome.

Dinâmicos, esses eventos permitem que os alunos expandam sua noção de mercado e tenham contato direto com sua área de atuação.

Além disso, garantem a expansão do networking, já que são uma oportunidade para o estudante demonstrar interesse e engajamento, com um contato mais próximo de professores e profissionais da área.

É importante lembrar que manter uma boa relação com colegas e acadêmicos é fundamental para o sucesso na carreira. Afinal, grande parte deles vão trabalhar na mesma área que você, o que significa que poderão oferecer uma ajuda ou uma ótima vaga de emprego.

A importância do ensino superior é inegável. Isso porque, a cada dia, mais pessoas se formam em um curso de graduação e se inserem no mercado, aumentando a competitividade. 

Isso significa que para ter uma carreira de sucesso, é preciso muito estudo e um diploma de ensino superior em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), que garantam e preparem o profissional para os desafios do mercado, possibilitando oportunidades ainda melhores.

Por isso, aproveite todas as vantagens do ensino superior e não deixe de investir no seu futuro. Uma boa formação é fundamental para estimular e desenvolver suas habilidades técnicas e, também, comportamentais, que impactarão diretamente na sua atuação como profissional e como indivíduo.

Agora que você já sabe da importância do ensino superior e deseja seguir com seus estudos para se aprofundar cada vez mais em uma área, confira nosso artigo que trata sobre as vantagens da segunda graduação e da pós-graduação. 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe