Buscar

post

O que é mindset de crescimento? Saiba como ele pode ser importante para você

O que é mindset de crescimento? Saiba como ele pode ser importante para você

Nos últimos anos, muito tem se ouvido falar sobre o termo mindset, seja o fixo ou o de crescimento. Embora esteja dividido em duas facetas, apenas uma delas leva realmente ao sucesso. Entenda de uma vez por todas o que é mindset de crescimento e a importância dessa soft skill para sua carreira.

O termo, que se popularizou à medida que o mercado de trabalho foi se atualizando e que as habilidades comportamentais assumiram novos papéis no ambiente de trabalho, aposta na aprendizagem e esforço contínuo como um combustível para uma trajetória de sucesso.

Mas, muito além de explicar o conceito e o que é o mindset de crescimento, vamos mostrar como ele está associado ao mundo dos negócios e, ainda, como ele pode ser desenvolvido. 

Entenda o que é mindset de crescimento

O termo mindset se refere à ideias inovadoras que reafirmam o poder e a influência de nossas atitudes mentais sobre nossas vidas. Em livre tradução, a palavra pode significar “a maneira de uma pessoa pensar” ou o seu modelo mental.

Com a implementação das soft skills, também conhecidas como habilidades comportamentais, como fatores fundamentais em qualquer carreira, o chamado mindset de crescimento ganhou novos ares.

O conceito foi criado pela pesquisadora Carol Dweck, que estuda a motivação humana. Em seu livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso“, ela defende que a possibilidade de crescimento é decisiva para romper limites e alçar novos vôos.

Ou seja, o sucesso não depende apenas das circunstâncias externas, mas também da mentalidade e personalidade. Não à toa, pessoas com uma mentalidade fixa, por exemplo, que tendem a acreditar que as qualidades são imutáveis, geralmente não se encaixam mais no modelo de profissional que o mercado tem buscado. 

Afinal, a tendência é que essa crença limitante faça com que o indivíduo acredite que não pode aprender e exista um limite pré-estabelecido do que pode ou não fazer, tornando-o uma pessoa estagnada, que não se esforça e nem consegue alcançar os seus objetivos.

Por outro lado, o mindset de crescimento está relacionado ao desenvolvimento pessoal com base na utilização de críticas, dificuldades e desafios como o ponto de partida para o sucesso.

Estamos falando da necessidade constante de desenvolver habilidades e estar preparado para encarar desafios e trabalhar de forma mais eficaz e produtiva. Ainda, esse tipo de mentalidade ajuda a enxergar as pessoas como aliadas e não como inimigas. 

Isso significa que quem possui o mindset de crescimento tende a aproveitar muito mais as oportunidades disponíveis – e, ainda, a criar novas chances para garantir o seu sucesso.

Vantagens de entender o que é mindset de crescimento

A forma como o indivíduo pensa reflete diretamente nas suas ações, gerando um impacto, seja ele positivo ou não. E é justamente por isso que o mindset de crescimento faz toda a diferença na vida e no sucesso profissional. Além disso, outras vantagens desse tipo de mentalidade são:

  • Favorabilidade para novos aprendizados e desafios;
  • Adaptabilidade;
  • Maior facilidade para trabalhar em equipe;
  • Melhor desenvolvimento pessoal;
  • Identificação com novos desafios;
  • Maior inteligência emocional;
  • Mais criatividade, dinamismo, eficiência e produtividade, entre outros.

Como desenvolver o mindset de crescimento

Caso você tenha chegado até aqui, é provável que já tenha entendido o quão fundamental é o mindset de crescimento para o seu sucesso profissional. A boa notícia é que ele pode ser moldado e desenvolvido, o que significa que, ainda que a sua mentalidade seja fixa, sua postura pode mudar.

O ser humano tem a incrível capacidade de evoluir constantemente e transpor desafios. Para tanto, é importante, primeiro, entender a maneira com que lida com as mudanças e as situações. Além disso, é preciso estar disposto a correr riscos e recomeçar sempre que necessário, com foco sempre em fazer o seu melhor. 

A adoção de algumas medidas, aliás, pode ajudar neste processo e permitir o desenvolvimento do mindset de crescimento. Confira abaixo algumas dicas:

Pratique mindfulness

A técnica de mindfulness tem ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Isso porque, ela visa garantir a atenção plena e a consciência de onde você está e o que está fazendo. 

A atenção plena é uma boa forma de estimular a mente especialmente quando há problemas de produtividade e foco. Com isso, é mais fácil estabelecer onde está e onde quer chegar, com resiliência e calma.

Saia da sua zona de conforto

Engana-se quem imagina que a fase de estudos termina ao concluir o curso de graduação. É fundamental se manter atualizado em sua área de atuação. Afinal, o mundo se desenvolve diariamente, com ideias inovadoras, tecnologia de ponta e muito mais.

Assim, sair da zona de conforto e apostar em cursos livres, pós-graduação, especializações e até mesmo palestras/webinars são fundamentais para impulsionar a carreira e melhorar o processo de aprendizado.

Estabeleça metas

Já parou para pensar quando foi a última vez que você se propôs a fazer algo? Uma nova meta no trabalho ou de conquista pessoal pode ser a chave que faltava para a mudança do seu mindset.

É importante, no entanto, estar disposto a ir sempre além: quanto maior a meta, mais você tende a ganhar.

Ouça histórias motivadoras

Uma boa forma de desenvolver o mindset de crescimento é, justamente, ouvindo ou lendo histórias sobre conquistas e motivação. Assim, você consegue entender como aquela pessoa chegou onde chegou, quais os desafios que ela encarou, entre outros pontos. Além de inspirador, isso pode te ajudar a enxergar o copo sempre meio cheio e não meio vazio.

Leia mais

O hábito da leitura é outro grande aliado no desenvolvimento desse tipo de mentalidade. Afinal, com os livros você aprende e adquire novos conhecimentos.

Depois de ler esse texto, certamente ficou mais fácil identificar o seu perfil e criar meios para desenvolver um mindset de crescimento, não é mesmo? Aproveite para compartilhar as dicas e este conteúdo nas suas redes sociais!

Quer acompanhar as atualizações e novidades da Faculdade do Futuro? Acompanhe os nossos perfis oficiais nas redes sociais: LinkedIn e Instagram.

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support