O que é mindset de crescimento? Saiba como ele pode ser importante para você

Nos últimos anos, muito tem se ouvido falar sobre o termo mindset, seja o fixo ou o de crescimento. Embora esteja dividido em duas facetas, apenas uma delas leva realmente ao sucesso. Entenda de uma vez por todas o que é mindset de crescimento e a importância dessa soft skill para sua carreira.

O termo, que se popularizou à medida que o mercado de trabalho foi se atualizando e que as habilidades comportamentais assumiram novos papéis no ambiente de trabalho, aposta na aprendizagem e esforço contínuo como um combustível para uma trajetória de sucesso.

Mas, muito além de explicar o conceito e o que é o mindset de crescimento, vamos mostrar como ele está associado ao mundo dos negócios e, ainda, como ele pode ser desenvolvido. 

Entenda o que é mindset de crescimento

O termo mindset se refere à ideias inovadoras que reafirmam o poder e a influência de nossas atitudes mentais sobre nossas vidas. Em livre tradução, a palavra pode significar “a maneira de uma pessoa pensar” ou o seu modelo mental.

Com a implementação das soft skills, também conhecidas como habilidades comportamentais, como fatores fundamentais em qualquer carreira, o chamado mindset de crescimento ganhou novos ares.

O conceito foi criado pela pesquisadora Carol Dweck, que estuda a motivação humana. Em seu livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso“, ela defende que a possibilidade de crescimento é decisiva para romper limites e alçar novos vôos.

Ou seja, o sucesso não depende apenas das circunstâncias externas, mas também da mentalidade e personalidade. Não à toa, pessoas com uma mentalidade fixa, por exemplo, que tendem a acreditar que as qualidades são imutáveis, geralmente não se encaixam mais no modelo de profissional que o mercado tem buscado. 

Afinal, a tendência é que essa crença limitante faça com que o indivíduo acredite que não pode aprender e exista um limite pré-estabelecido do que pode ou não fazer, tornando-o uma pessoa estagnada, que não se esforça e nem consegue alcançar os seus objetivos.

Por outro lado, o mindset de crescimento está relacionado ao desenvolvimento pessoal com base na utilização de críticas, dificuldades e desafios como o ponto de partida para o sucesso.

Estamos falando da necessidade constante de desenvolver habilidades e estar preparado para encarar desafios e trabalhar de forma mais eficaz e produtiva. Ainda, esse tipo de mentalidade ajuda a enxergar as pessoas como aliadas e não como inimigas. 

Isso significa que quem possui o mindset de crescimento tende a aproveitar muito mais as oportunidades disponíveis – e, ainda, a criar novas chances para garantir o seu sucesso.

Vantagens de entender o que é mindset de crescimento

A forma como o indivíduo pensa reflete diretamente nas suas ações, gerando um impacto, seja ele positivo ou não. E é justamente por isso que o mindset de crescimento faz toda a diferença na vida e no sucesso profissional. Além disso, outras vantagens desse tipo de mentalidade são:

  • Favorabilidade para novos aprendizados e desafios;
  • Adaptabilidade;
  • Maior facilidade para trabalhar em equipe;
  • Melhor desenvolvimento pessoal;
  • Identificação com novos desafios;
  • Maior inteligência emocional;
  • Mais criatividade, dinamismo, eficiência e produtividade, entre outros.

Como desenvolver o mindset de crescimento

Caso você tenha chegado até aqui, é provável que já tenha entendido o quão fundamental é o mindset de crescimento para o seu sucesso profissional. A boa notícia é que ele pode ser moldado e desenvolvido, o que significa que, ainda que a sua mentalidade seja fixa, sua postura pode mudar.

O ser humano tem a incrível capacidade de evoluir constantemente e transpor desafios. Para tanto, é importante, primeiro, entender a maneira com que lida com as mudanças e as situações. Além disso, é preciso estar disposto a correr riscos e recomeçar sempre que necessário, com foco sempre em fazer o seu melhor. 

A adoção de algumas medidas, aliás, pode ajudar neste processo e permitir o desenvolvimento do mindset de crescimento. Confira abaixo algumas dicas:

Pratique mindfulness

A técnica de mindfulness tem ganhado cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Isso porque, ela visa garantir a atenção plena e a consciência de onde você está e o que está fazendo. 

A atenção plena é uma boa forma de estimular a mente especialmente quando há problemas de produtividade e foco. Com isso, é mais fácil estabelecer onde está e onde quer chegar, com resiliência e calma.

Saia da sua zona de conforto

Engana-se quem imagina que a fase de estudos termina ao concluir o curso de graduação. É fundamental se manter atualizado em sua área de atuação. Afinal, o mundo se desenvolve diariamente, com ideias inovadoras, tecnologia de ponta e muito mais.

Assim, sair da zona de conforto e apostar em cursos livres, pós-graduação, especializações e até mesmo palestras/webinars são fundamentais para impulsionar a carreira e melhorar o processo de aprendizado.

Estabeleça metas

Já parou para pensar quando foi a última vez que você se propôs a fazer algo? Uma nova meta no trabalho ou de conquista pessoal pode ser a chave que faltava para a mudança do seu mindset.

É importante, no entanto, estar disposto a ir sempre além: quanto maior a meta, mais você tende a ganhar.

Ouça histórias motivadoras

Uma boa forma de desenvolver o mindset de crescimento é, justamente, ouvindo ou lendo histórias sobre conquistas e motivação. Assim, você consegue entender como aquela pessoa chegou onde chegou, quais os desafios que ela encarou, entre outros pontos. Além de inspirador, isso pode te ajudar a enxergar o copo sempre meio cheio e não meio vazio.

Leia mais

O hábito da leitura é outro grande aliado no desenvolvimento desse tipo de mentalidade. Afinal, com os livros você aprende e adquire novos conhecimentos.

Depois de ler esse texto, certamente ficou mais fácil identificar o seu perfil e criar meios para desenvolver um mindset de crescimento, não é mesmo? Aproveite para compartilhar as dicas e este conteúdo nas suas redes sociais!

Quer acompanhar as atualizações e novidades da Faculdade do Futuro? Acompanhe os nossos perfis oficiais nas redes sociais: LinkedIn e Instagram.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe