Buscar

post

A diferença entre estágio e trainee: saiba detalhes

A diferença entre estágio e trainee: saiba detalhes

Você sabe qual é a diferença entre estágio e trainee? É comum ver as pessoas falando desses dois programas como se fossem sinônimos. Mas, a verdade é que eles são bastante diferentes, mesmo sendo voltados para jovens que estão iniciando a sua carreira.

O objetivo dos dois é parecido, que é permitir que o candidato desenvolva habilidades relacionadas à sua área de atuação e criar afinidade com a rotina de trabalho. Sendo assim, participar de programas de estágio e trainee é fundamental para a formação profissional.

Deseja saber mais detalhes sobre esses programas? Então continue no texto que iremos explicar a diferença entre estágio e trainee, além de todos os detalhes relacionados ao assunto. Boa leitura!

Compreenda a diferença entre estágio e trainee

Muitos universitários ficam em dúvida em qual programa vale mais a pena se dedicar. Mas, na realidade, a principal diferença entre estágio e trainee é que eles são voltados para públicos diferentes. Vamos entender isso com mais detalhes!

O que é estágio?

Os programas de estágio são atividades voltadas para jovens que ainda estão no ensino superior. O objetivo dessa atividade é preparar o universitário para o mercado de trabalho, fornecendo experiência nas atividades da sua área.

Essa atividade é regulamentada pela Lei 11.788, de 2008, e compõe o projeto pedagógico dos cursos. De acordo com essa legislação, o estágio pode ser obrigatório ou não.

Os estagiários não possuem carteira de trabalho assinada, com isso também não usufruem dos direitos trabalhistas. Além disso, a atividade pode ser remunerada ou não, a depender da empresa contratante.

Caso haja remuneração, ela ocorre na forma de bolsa-auxílio e muitas empresas também fornecem o vale-transporte. Os contratos de estágio duram um ano, podendo ser renovados por mais um. 

O que não pode ocorrer é um estagiário trabalhar na mesma empresa por mais de dois anos. Caso extrapole esse tempo e a companhia queira continuar com o funcionário, é preciso efetivá-lo.

Outra grande diferença entre estágio e trainee, é que no primeiro a carga horária não pode extrapolar 6h:30m diárias. Isso ocorre para garantir ao estudante condições de conciliar a atividade profissional com a faculdade.

Mais um ponto importante, é que o estagiário não pode e nem deve substituir o colaborador. Inclusive, ele precisa sempre trabalhar com supervisão de alguém da sua equipe. Por isso, as empresas têm que obedecer a um limite máximo de ter apenas 20% do quadro de funcionários composto por estagiários, se houver mais do que 25 colaboradores.

Conseguir um estágio depende da proatividade do estudante. Isso porque é ele mesmo que precisa ir atrás das empresas para se candidatar, existem algumas plataformas que podem te ajudar.

Alguns programas de estágio podem colocar pré-requisitos, como ter já ter cursado alguma matéria específica ou ter 25% do curso completo. Mas, isso varia de uma instituição para a outra. 

Mais um ponto importante, é que o estágio escolhido pelo estudante, preferencialmente, deve ser da sua área de estudo, já que o grande objetivo desse programa é preparar para a atuação profissional.

Para você compreender melhor a diferença entre estágio e trainee vamos nos aprofundar agora no segundo programa.  

O que é trainee?

Os programas de trainee são voltados para recém-formados ou para jovens que estão concluindo o curso superior. 

O grande objetivo é recrutar jovens talentos para ocupar cargos de lideranças em grandes empresas. Os processos seletivos são exigentes, com diversas etapas e possuem uma concorrência altíssima. 

Eles costumam exigir domínio de língua estrangeira, contam com entrevistas com os gestores, provas de conhecimentos gerais, testes de raciocínio e várias dinâmicas de grupo para conhecer a fundo o candidato. Com isso, o processo seletivo pode durar até meses.

As principais habilidades que os recrutadores de trainee buscam durante uma seleção são: liderança, criatividade, empreendedorismo, boa comunicação, ser orientado para obter resultados, flexibilidade, visão estratégica, capacidade analisar uma situação e resolver problemas, proatividade e facilidade de trabalhar em grupo. 

Vale ressaltar, que um programa de trainee é uma oportunidade e tanto para quem quer começar a carreira. Os recém-formados aprovados nessas seleções irão assumir cargos relevantes na empresa e se realizarem um bom trabalho podem ser promovidos rapidamente.

Uma grande diferença entre estágio e trainee, é que a carga horária cumprida por quem participa do segundo programa é idêntica a dos outros colaboradores. Outro ponto é que a atividade sempre é remunerada e o salário gira em torno de R$ 5 mil.

Além disso, os trainees possuem carteira de trabalho assinada, portanto usufruem dos direitos trabalhistas. Mas, mesmo estando no mercado de trabalho esses profissionais ainda têm uma vivência formativa e participam de cursos, workshops, seminários, etc.

Mais do que possuir soft skills, é preciso que o jovem demonstre domínio técnico em relação à sua área de atuação. Por isso, investir em uma faculdade que te prepare para o futuro é essencial.

A importância de uma boa faculdade para conseguir vagas de estágio e trainee

Ser aluno de uma faculdade reconhecida no mercado abre muitas portas e o seu histórico escolar pode ter grande peso para os recrutadores.

Mas, além disso, uma boa faculdade irá te preparar para os desafios do mundo profissional, te fornecendo os conhecimentos técnicos e competências socioemocionais necessários para assumir desempenhar qualquer função que você se candidatar.

Outro ponto, é que uma boa instituição terá parcerias de programas de estágio e trainee, para você ter acesso às melhores oportunidades, como ocorre aqui na Faculdade do Futuro.

Nossos alunos são preparados para o mercado de trabalho desde o primeiro período. A grande aceitação deles em vagas de emprego mostra que o nosso trabalho está dando certo.  

Agora que você já sabe a diferença entre estágio e trainee, venha conhecer a nossa estrutura e os nossos cursos!

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support