A diferença entre estágio e trainee: saiba detalhes

Você sabe qual é a diferença entre estágio e trainee? É comum ver as pessoas falando desses dois programas como se fossem sinônimos. Mas, a verdade é que eles são bastante diferentes, mesmo sendo voltados para jovens que estão iniciando a sua carreira.

O objetivo dos dois é parecido, que é permitir que o candidato desenvolva habilidades relacionadas à sua área de atuação e criar afinidade com a rotina de trabalho. Sendo assim, participar de programas de estágio e trainee é fundamental para a formação profissional.

Deseja saber mais detalhes sobre esses programas? Então continue no texto que iremos explicar a diferença entre estágio e trainee, além de todos os detalhes relacionados ao assunto. Boa leitura!

Compreenda a diferença entre estágio e trainee

Muitos universitários ficam em dúvida em qual programa vale mais a pena se dedicar. Mas, na realidade, a principal diferença entre estágio e trainee é que eles são voltados para públicos diferentes. Vamos entender isso com mais detalhes!

O que é estágio?

Os programas de estágio são atividades voltadas para jovens que ainda estão no ensino superior. O objetivo dessa atividade é preparar o universitário para o mercado de trabalho, fornecendo experiência nas atividades da sua área.

Essa atividade é regulamentada pela Lei 11.788, de 2008, e compõe o projeto pedagógico dos cursos. De acordo com essa legislação, o estágio pode ser obrigatório ou não.

Os estagiários não possuem carteira de trabalho assinada, com isso também não usufruem dos direitos trabalhistas. Além disso, a atividade pode ser remunerada ou não, a depender da empresa contratante.

Caso haja remuneração, ela ocorre na forma de bolsa-auxílio e muitas empresas também fornecem o vale-transporte. Os contratos de estágio duram um ano, podendo ser renovados por mais um. 

O que não pode ocorrer é um estagiário trabalhar na mesma empresa por mais de dois anos. Caso extrapole esse tempo e a companhia queira continuar com o funcionário, é preciso efetivá-lo.

Outra grande diferença entre estágio e trainee, é que no primeiro a carga horária não pode extrapolar 6h:30m diárias. Isso ocorre para garantir ao estudante condições de conciliar a atividade profissional com a faculdade.

Mais um ponto importante, é que o estagiário não pode e nem deve substituir o colaborador. Inclusive, ele precisa sempre trabalhar com supervisão de alguém da sua equipe. Por isso, as empresas têm que obedecer a um limite máximo de ter apenas 20% do quadro de funcionários composto por estagiários, se houver mais do que 25 colaboradores.

Conseguir um estágio depende da proatividade do estudante. Isso porque é ele mesmo que precisa ir atrás das empresas para se candidatar, existem algumas plataformas que podem te ajudar.

Alguns programas de estágio podem colocar pré-requisitos, como ter já ter cursado alguma matéria específica ou ter 25% do curso completo. Mas, isso varia de uma instituição para a outra. 

Mais um ponto importante, é que o estágio escolhido pelo estudante, preferencialmente, deve ser da sua área de estudo, já que o grande objetivo desse programa é preparar para a atuação profissional.

Para você compreender melhor a diferença entre estágio e trainee vamos nos aprofundar agora no segundo programa.  

O que é trainee?

Os programas de trainee são voltados para recém-formados ou para jovens que estão concluindo o curso superior. 

O grande objetivo é recrutar jovens talentos para ocupar cargos de lideranças em grandes empresas. Os processos seletivos são exigentes, com diversas etapas e possuem uma concorrência altíssima. 

Eles costumam exigir domínio de língua estrangeira, contam com entrevistas com os gestores, provas de conhecimentos gerais, testes de raciocínio e várias dinâmicas de grupo para conhecer a fundo o candidato. Com isso, o processo seletivo pode durar até meses.

As principais habilidades que os recrutadores de trainee buscam durante uma seleção são: liderança, criatividade, empreendedorismo, boa comunicação, ser orientado para obter resultados, flexibilidade, visão estratégica, capacidade analisar uma situação e resolver problemas, proatividade e facilidade de trabalhar em grupo. 

Vale ressaltar, que um programa de trainee é uma oportunidade e tanto para quem quer começar a carreira. Os recém-formados aprovados nessas seleções irão assumir cargos relevantes na empresa e se realizarem um bom trabalho podem ser promovidos rapidamente.

Uma grande diferença entre estágio e trainee, é que a carga horária cumprida por quem participa do segundo programa é idêntica a dos outros colaboradores. Outro ponto é que a atividade sempre é remunerada e o salário gira em torno de R$ 5 mil.

Além disso, os trainees possuem carteira de trabalho assinada, portanto usufruem dos direitos trabalhistas. Mas, mesmo estando no mercado de trabalho esses profissionais ainda têm uma vivência formativa e participam de cursos, workshops, seminários, etc.

Mais do que possuir soft skills, é preciso que o jovem demonstre domínio técnico em relação à sua área de atuação. Por isso, investir em uma faculdade que te prepare para o futuro é essencial.

A importância de uma boa faculdade para conseguir vagas de estágio e trainee

Ser aluno de uma faculdade reconhecida no mercado abre muitas portas e o seu histórico escolar pode ter grande peso para os recrutadores.

Mas, além disso, uma boa faculdade irá te preparar para os desafios do mundo profissional, te fornecendo os conhecimentos técnicos e competências socioemocionais necessários para assumir desempenhar qualquer função que você se candidatar.

Outro ponto, é que uma boa instituição terá parcerias de programas de estágio e trainee, para você ter acesso às melhores oportunidades, como ocorre aqui na Faculdade do Futuro.

Nossos alunos são preparados para o mercado de trabalho desde o primeiro período. A grande aceitação deles em vagas de emprego mostra que o nosso trabalho está dando certo.  

Agora que você já sabe a diferença entre estágio e trainee, venha conhecer a nossa estrutura e os nossos cursos!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe