Buscar

post

Mantenha o ânimo para estudar durante a pandemia

Mantenha o ânimo para estudar durante a pandemia

Como ter ânimo para estudar durante a pandemia? Essa é a pergunta que os universitários tanto buscam responder. A necessidade de isolamento social virou a educação de cabeça para baixo e ser produtivo nesse contexto tão preocupante é realmente um desafio.

Mas, é preciso se adaptar a essa realidade. O ensino remoto está aí e diante disso é interessante pesquisar novos métodos para se dedicar aos estudos. Pensando nisso, hoje iremos dar 12 dicas para te ajudar a estudar durante a pandemia!

Boa leitura!

Estudar durante a pandemia: confira 12 dicas!

Estudar durante a pandemia não é a mesma coisa. Além de estarmos em casa e ter que se adaptar a uma rotina de ensino a distância, ainda existe a questão da saúde mental que está fragilizada. 

A grande maioria dos alunos do ensino remoto relatam que estão tendo dificuldade para estudar e se organizar. Para te ajudar com isso, iremos dar 12 dicas úteis para manter a produtividade durante o período de isolamento social. 

  1. Encontre um método que funcione para você

Tem alunos que gostam de estudar lendo os livros e materiais enviados pelos professores, outros se dão melhor com vídeo aulas e alguns preferem estudar fazendo resumos. 

É muito difícil manter a motivação fazendo algo que não nos damos bem e motivação é a chave para manter a produtividade. Por isso, o primeiro passo para estudar durante a pandemia é encontrar o método que funciona para você, as possibilidades são diversas, basta testá-las!

  1. Tenha um local de estudos tranquilo e organizado

Como se concentrar em um lugar bagunçado e barulhento? Não tem jeito. Organização e tranquilidade são fundamentais para quem quer prestar atenção em algo. Por isso, antes de começar, arrume o seu local de estudos e garanta que nada irá te incomodar.

Além disso, para estudar durante a pandemia é importante uma mesa e uma cadeira confortáveis. Afinal, você passará horas sentado, não quer ficar com dor nas costas, não é mesmo? Outro ponto, é ter ao seu lado uma garrafa d’água e usar roupas confortáveis.

  1. Monte uma rotina de estudos

Criar uma rotina é fundamental para quem quer desenvolver novos hábitos. Se tratando de estudar durante a pandemia é fundamental ter um cronograma organizado que indique o que você deve se dedicar em cada dia.

Também vale lembrar que cada pessoa tem um pico de rendimento diferente. Isso quer dizer que tem gente que acorda com uma super disposição e rende melhor de manhã, por outro lado, algumas pessoas preferem estudar à noite. Descubra qual horário é melhor para você!

  1. Tenha metas de aprendizagem

Ter metas é importante em qualquer contexto, pois apenas assim você consegue saber se o seu esforço está dando certo. Faça planejamentos a curto, médio e longo prazo e construa o seu cronograma de estudos com base nisso.

As metas são algo para te orientar e motivar, não encare como uma pressão. Anote-as no seu celular ou em alguma agenda e sempre as consulte para saber se o seu planejamento de aprendizado está sendo efetivo ou não. 

  1. Elimine ao máximo as distrações

Para algo ser gravado na memória é preciso passar pelo filtro da atenção, mas como isso acontece se não temos foco nos estudos? Por isso, é importante evitar ao máximo as distrações.

Especialmente agora que estamos em casa e qualquer coisa é mais atrativa do que os livros. Para manter o foco, é importante desligar as notificações do celular e pedir para que as pessoas que moram com você não te chamem enquanto você estiver estudando. 

  1. Conte com a tecnologia

Atualmente, existem diversos aplicativos e programas para ajudar estudantes a manterem a produtividade. Use e abuse dessas plataformas para manter a organização. Existem também vários sites de compartilhamento de materiais de estudo que podem ser úteis para você. 

  1. Elabore um sistema de recompensa

A dopamina é o neurotransmissor liberado quando atingimos pequenos objetivos, é graças a ela que o Candy Crush é tão viciante. Uma forma de fazer os estudos ficarem mais atrativos é utilizando um sistema de recompensa.

Após cumprir os seus objetivos do dia, se permita fazer algo que você gosta, como assistir uma série, comer algo gostoso ou passar o tempo em alguma rede social. Tenho certeza que assim estudar será muito mais prazeroso. 

  1. Anote tudo o que você aprendeu no dia

Listar tudo o que você estudou e aprendeu no dia é uma ótima estratégia de motivação, pois você vê que o seu esforço está rendendo frutos. Além disso, também é uma boa forma de manter a organização.

Faça disso um hábito e mantenha um diário de aprendizados!

  1. Use e abuse dos mapas mentais

Mapas mentais são ferramentas extremamente eficientes para o aprendizado. Eles são uma forma dinâmica de organizar e relacionar os conceitos envolvidos em determinado conteúdo. 

A elaboração e visualização dos mapas mentais também é algo ótimo para memorizar uma matéria e concretizar o conhecimento.

  1. Cuide bem da sua saúde

Aprender algo novo depende do bom funcionamento do cérebro e para isso, o corpo e a mente precisam estar saudáveis. Isso inclui ter uma dieta balanceada, realizar exercícios físicos, dormir bem e estar feliz.

  1. Conecte-se com seus amigos

A pandemia nos distanciou dos nossos amigos, mas a tecnologia dá uma mãozinha para podermos nos conectar. Como falamos acima, o nosso estado emocional é determinante quando o assunto é aprendizado, por isso tire um tempo para se divertir com seus colegas, mesmo que seja a distância.

  1. Procure meios não convencionais para estudar

Atualmente o conhecimento não está apenas nos livros, portanto, estude também por meio de filmes, livros, podcasts, canais no YouTube, perfis no Instagram, as possibilidades são infinitas!

Gostou de saber mais sobre como estudar durante a pandemia? Então confira o nosso artigo que dá dicas para evitar o esquecimento na hora dos estudos!

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support