Graduação em Ciências Biológicas: tudo o que você precisa saber sobre o curso

Você já pensou em fazer graduação em Ciências Biológicas? Então este artigo é para você! A biologia é um campo de estudo que desperta a curiosidade de quem gosta de ciências naturais.

O curso é bastante abrangente e tem como objetivo estudar todas as formas de vida, bem como a maneira que as condições ambientais afetam a existência dos seres vivos. Quem opta por essa graduação irá estudar desde a escala molecular até a história dos organismos na Terra.

Se você quer saber mais sobre este curso que encanta tantas pessoas, continue no texto! Nós iremos discutir os detalhes dessa graduação, além de falar sobre as possibilidades de atuação profissional e sobre o mercado de trabalho na área.

Boa leitura!

Graduação em Ciências Biológicas

Quem realiza a graduação em Ciências Biológicas irá estudar 4 anos até se formar. Neste período você entrará em contato com disciplinas de diversas áreas, portanto, se você escolheu essa formação pensando que irá estudar apenas biologia, você está enganado! 

Os alunos do curso também experimentam conteúdos que envolvem estatística, química e física. Tudo com um enfoque biológico, claro. Mas, ainda assim, esteja ciente que não é uma graduação completamente livre de ciências exatas.

Todas essas disciplinas estarão mescladas à Ecologia, Genética, Bioquímica, Fisiologia Animal e tantas outras que compõem a grade curricular de quem quer fazer Ciências Biológicas.

O curso também é repleto de saídas de campo, que são fundamentais para consolidar todo o conhecimento aprendido em sala de aula. Você também irá encontrar uma série de atividades práticas e laboratórios. Sendo assim, as aulas são bastante diversas!

Como o curso abrange várias áreas de conhecimento, a matriz curricular do curso de Ciências Biológicas da Faculdade do Futuro é diversa e atualizada, permitindo a inserção do futuro profissional em um mercado de trabalho muito heterogêneo. 

Ainda sobre o percurso acadêmico, quem faz graduação em Ciências Biológicas pode optar por fazer licenciatura ou bacharelado. Vamos compreender melhor o que isso quer dizer!

Licenciatura vs Bacharelado, compreenda a diferença

Quem faz graduação em Ciências Biológicas poderá escolher entre a licenciatura ou o bacharelado, que são modalidades de formação. Cada uma permite que você atue em diferentes áreas profissionais.

A licenciatura é uma modalidade que permite aos graduados darem aula ao Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante, na área de conhecimento em que se formou. Para dar aula no nível superior é preciso se especializar, fazer mestrado e, muitas vezes, até doutorado.

Quem opta por este caminho acadêmico, além das disciplinas da biologia, também terá contato com matérias da área da educação. O intuito aqui é preparar o aluno para atuar em sala de aula e ter um bom relacionamento com os alunos. 

O graduando de licenciatura começa a ter contato com a sua área de atuação de forma gradual, mas ao final do curso deverá realizar estágios obrigatórios em escolas. Essa vivência prática é muito importante, para os estudantes treinarem as suas habilidades em sala e até mesmo descobrirem se gostam mesmo de dar aula!

Outra opção de percurso acadêmico é o bacharelado. Nesta modalidade, o aluno recebe uma formação voltada para a pesquisa. No entanto, nada impede que o licenciado atue nesta área ou se insira no mercado de trabalho a partir da assinatura de termos de responsabilidade técnica ou conseguindo o registro no conselho, desde que cumpra a carga horária exigida.

De toda maneira, é definitivamente um diferencial na formação do biólogo a especialização, mestrado ou doutorado.

Bom, já que estamos falando de mercado de trabalho, vamos descobrir as áreas de atuação deste profissional!

Áreas de atuação do profissional formado em Ciências Biológicas

O biólogo estuda todas as formas de vida, a sua história evolutiva e como elas se relacionam com o ambiente e outros seres vivos. Dessa forma, ele está habilitado para trabalhar em diversas áreas de atuação.

Como comentamos, uma delas é a educação. Se você é apaixonado por ensinar, ao cursar Ciências Biológicas poderá compartilhar o seu conhecimento para alunos de escola e cursos pré-vestibulares.

Você pode aliar o ensino e a pesquisa, encontrando uma área que mais goste, como biologia molecular, citologia, fisiologia, dentre outras, e fazendo iniciação científica voltada para esse campo de conhecimento.

Essas atividades são fundamentais para quem quer trabalhar com pesquisa. Nelas, você escolhe um laboratório e irá acompanhar as pesquisas de mestrandos e doutorandos. Após se formar e se especializar, você pode continuar trabalhando em laboratórios, além de dar aula para o Ensino Superior

Agora, se você gosta de meio ambiente, você pode fazer iniciação científica em laboratórios de ecologia, zoologia ou botânica. Com isso, você pode seguir o caminho acadêmico, mas também estará preparado para trabalhar com consultoria ambiental.

Este último percurso está se tornando cada vez mais relevante agora que a preocupação com a preservação ambiental está em pauta. Com isso, os profissionais da área terão mais oportunidades e diversidade de atuação. 

Outro campo que vem crescendo bastante atualmente, é o da biotecnologia, que pode ser voltada inclusive para o agronegócio. Uma coisa é fato: quem fizer uma graduação em Ciências Biológicas terá um amplo leque para escolher em que trabalhar.

Venha fazer o seu curso de Ciências Biológicas na FAF

Para conseguir ser bem-sucedido no mercado de trabalho é fundamental ter realizado o seu curso superior em uma faculdade de qualidade, que te proporcione experiências ricas e te prepare para a atuação profissional.

Isso tudo você encontra aqui na Faculdade do Futuro! A nossa estrutura conta com laboratórios equipados, professores altamente qualificados, além de um Núcleo de Iniciação Científica.

Venha conhecer a graduação em Ciências Biológicas da Faculdade do Futuro!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe