Buscar

post

Método Pomodoro: como a técnica pode te ajudar a ser mais produtivo nos estudos

Método Pomodoro: como a técnica pode te ajudar a ser mais produtivo nos estudos

Você tem dificuldade em entregar trabalhos e estudar as matérias nas datas estipuladas? Então leia este artigo com atenção, pois hoje iremos falar sobre o Método Pomodoro, uma técnica que irá te ajudar a melhorar a sua produtividade.

A maioria dos estudantes que estão insatisfeitos com o seu rendimento também reclamam da falta de tempo, mas muitas vezes isso não é a raiz do problema. Falta de organização, interrupções e procrastinação são os principais inimigos de quem precisa cumprir prazos.

Você se identifica com os problemas citados acima? Então continue no texto, pois descobrir o Método Pomodoro mudará a forma com que você encara as suas obrigações e irá te ajudar a cumprir todas elas no tempo desejado.

O que é o Método Pomodoro?

Organizar uma rotina de estudos eficiente para entregar todas as demandas nas datas estipuladas também era uma dificuldade para os estudantes dos anos 80. Ao final desta década, o italiano Francesco Cirillo desenvolveu o famoso Método Pomodoro.

Ele, assim como vários outros jovens, sentia a necessidade de aumentar a sua produtividade nos primeiros anos de faculdade, e sabe como ele desenvolveu essa técnica? Com um timer de cozinha em formato de tomate, por isso o nome “pomodoro”, que em italiano quer dizer o nome do fruto. 

O timer utilizado por Francesco girava por 25 minutos e ao final desse tempo emitia um alarme. Então o que ele fez: enquanto o cronômetro marcava o tempo, ele se concentrava 100% nos seus afazeres, ao fim do tempo ele descansava por cinco minutos.

Mas, por que algo tão simples é tão efetivo?

Conheça os benefícios do Método Pomodoro

Diferente do que muitas pessoas pensam, dedicar horas a fio a uma mesma tarefa não é sinônimo de produtividade. O cérebro é o órgão que mais gasta energia do nosso corpo, portanto, atividades muito longas acabam culminando em exaustão.

De acordo com estudos, o cérebro só consegue se concentrar por 90 minutos sem pausa. O motivo disso é um fenômeno chamado ultradian rhythm, também chamado de ciclo de descanso-atividade básico. 

Sendo assim, as pausas do Método Pomodoro aliado aos curtos períodos de concentração plena, são o segredo para o sucesso da técnica. Dessa forma, o cérebro não enfrenta a fadiga e os intervalos permitem que ocorra a oxigenação do órgão.

Além disso, trabalhar de forma intervalada e com pausas programadas reduz a ansiedade e aumenta o foco, pois você divide o seu trabalho em etapas. Esse planejamento é essencial para ter o controle das atividades e se concentrar plenamente no que está fazendo.

Com o passar do tempo utilizando o Método Pomodoro você conseguirá ter mais controle das suas atividades e perceber pontos como quanto tempo você leva para realizar cada uma de suas tarefas e quais são as suas maiores distrações.

Já que tocamos neste ponto, vamos compreender melhor como a gestão de tempo pode ajudar na produtividade.

Analisando a sua gestão de tempo

Antes de implementar o Método Pomodoro é importante ter pleno conhecimento de como você lida com a sua rotina. Para isso, é interessante realizar uma análise sobre o seu gerenciamento de tempo.

Uma forma de fazer isso é refletindo sobre os seguintes pontos:

  • Durante os estudos, você realiza intervalos ou trabalha até se sentir cansado?
  • Você define as suas obrigações do dia ou faz cada uma no momento que se lembra delas?
  • Você tem distrações? Já conseguiu perceber quais são as principais causas da sua interrupção?
  • Você coloca metas de tempo para cumprir as suas atividades?
  • Consegue terminar as suas obrigações no prazo estipulado?

Responder a estas questões é o ponto de partida para estruturar uma rotina de estudos mais produtiva. Mas, é importante ter em mente que um melhor rendimento requer esforço e isso fica difícil se você se distrai facilmente. 

O perigo das interrupções

Notificações no celular, alguém te chamando, um barulho na rua ou até mesmo um mosquito voando, tudo isso pode tirar o foco do você que está fazendo. O grande perigo é que uma vez que nos desconcentramos, voltar a produzir é um novo desafio.

Acabamos nos perdendo em assuntos paralelos, nas redes sociais ou em qualquer outra coisa que nos faça procrastinar. Por isso, é importante ter em mente as coisas que te distraem, desse modo é possível traçar estratégias para evitá-las.

Alguns conselhos para conseguir aumentar o foco nas suas atividades é esconder o celular enquanto realiza um trabalho, montar um ambiente de estudos silencioso ou falar para os seus familiares não te chamarem no momento que estará se dedicando à faculdade.

Com isso feito, podemos começar a aplicar o Método Pomodoro.

Como aplicar o Método Pomodoro

O Método Pomodoro visa dividir o período de trabalho em vários blocos de concentração plena que são intercalados com pausas. Com isso, o cérebro trabalha com maior agilidade e o resultado é uma maior eficiência.

Para colocar a técnica em prática você precisará apenas de um timer, lápis, borracha e a sua lista de tarefas. Ou seja, o primeiro passo é planejar tudo o que você precisa fazer no seu dia e estabelecer quanto tempo gastará em cada uma delas.

Com isso feito, você irá dividir cada uma das suas demandas em etapas de 25 minutos. Após esse período, risque na lista o que já foi cumprido e faça uma pausa de 5 minutos. Nos intervalos evite mexer no telefone, pois o risco de ficar preso no feed do Instagram é grande.

Ao final de quatro ciclos de 25 minutos, faça uma pausa maior, de 15 a 30 minutos, de acordo com a sua necessidade. Esses intervalos são essenciais para o seu cérebro recuperar o fôlego e conseguir manter o ânimo para estudar.

Vale lembrar, que os tempos sugeridos aqui são os descritos por Francesco Cirillo, mas você tem a liberdade de alterar da forma que funciona melhor para você!

E aí, gostou de saber mais sobre o Método Pomodoro? Então confira também o artigo “Como ler mais? Siga as dicas e estimule o hábito de leitura”!

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support