Buscar

post

Redes sociais e estudo combinam? Leia o artigo e descubra!

Redes sociais e estudo combinam? Leia o artigo e descubra!

Atire a primeira pedra quem nunca foi olhar as horas no celular, mas acabou passando o dia vendo stories no Instagram. São por momentos como esses que as pessoas falam que redes sociais e estudo não combinam, mas será que isso é verdade?

Bom, uma coisa é fato: Instagram, Facebook, WhatsApp e tantos outros aplicativos já fazem parte das nossas vidas. Atualmente, é muito difícil viver sem fazer uso dessas plataformas, portanto, é importante buscar formas saudáveis de nos relacionar com elas.

Se este é o seu objetivo, você veio ao lugar certo! Confira o artigo de hoje para ver como redes sociais e estudos podem ser dois grandes amigos e te ajudar a se destacar na faculdade. Boa leitura!

Uma linha tênue separa a informação da distração

A internet é um ambiente democrático onde você encontra todo tipo de informação, com isso pode ser possível que redes sociais e estudos andem lado a lado. Mas, cuidado! Uma linha tênue separa a produtividade da procrastinação.

Você pode rolar pelo feed do Instagram e ver conteúdos riquíssimos que vão acrescentar e muito no seu repertório cultural. Também é possível encontrar videoaulas encantadoras no YouTube que irão te mostrar o conteúdo de uma forma que você ainda não viu.

Por outro lado, uma notificação pode ser o gatilho para passar horas a fio consumindo memes, fofocas e tantas outras coisas que não estão na ementa das suas disciplinas. Diante disso, é importante ter autocontrole. Então, como é possível combinar redes sociais e estudo?

Redes sociais e estudo podem combinar, confira 4 dicas para aproveitar melhor o seu tempo na internet

A diferença entre o remédio e o veneno é a forma que cada um é utilizado. Sendo assim, redes sociais e estudo podem combinar e tornar a rotina de estudos muito mais prazerosa! Mas claro, com algumas precauções para não cair no limbo da procrastinação.

Se você se identifica com essa situação, confira as 4 dicas abaixo para aproveitar melhor o seu tempo nas redes sociais!

Defina horários para utilizar as redes sociais

Sim, redes sociais e estudo podem ser uma ótima mistura, mas a sua dedicação às disciplinas não pode ocorrer apenas por esse meio. Você ainda deverá assistir às aulas da faculdade, consultar os livros e ler a bibliografia sugerida.

Mas, para diversificar e te ajudar a ter ânimo para estudar, você pode sim, utilizar as redes sociais. Só é importante definir um horário para isso, dessa forma você aproveita o melhor de todos os mundos. 

Uma sugestão, é após assistir uma aula, você pode pesquisar na internet assuntos relacionados ao tema que você acabou de ver. Essa é uma ótima maneira de aprender e ainda ir além do conteúdo ensinado em sala. 

Apenas tome cuidado para não cair em sites duvidosos ou acreditar nas famosas fake news. Para evitar que isso ocorra, confira a próxima dica!

Filtre o que realmente importa

A internet é um mar de conteúdo, portanto, para aproveitar o melhor dela, é preciso filtrar o que é relevante e verídico. Com isso, é importante fazer uma curadoria para encontrar sites e produtores de conteúdo confiáveis que falem do campo de conhecimento que você está estudando.

Uma forma de fazer isso é verificar as referências utilizadas, por exemplo, se elas são de artigos científicos ou de livros tradicionais da área. Veja também o público desses perfis, se são compostos por estudantes, educadores e outras pessoas que se beneficiariam desse assunto. Também é válido pedir indicação para seus colegas de turma e professores.

Outro ponto importante para manter o foco, é desativar as notificações de outros aplicativos que você não esteja utilizando para estudar. 

Tenha um perfil cujo foco seja os estudos

Nós já comentamos acima, basta apenas uma notificação para você se perder. Portanto, uma forma de combinar redes sociais e estudos é criar um perfil com foco em educação.

Nele, siga apenas aquelas pessoas que você sabe que postam informações que realmente irão te agregar. Você pode inclusive convencer o seu grupo de amigos a criar uma conta com esse mesmo objetivo, assim vocês podem compartilhar conteúdos entre si.

Utilize fóruns

Pode parecer coisa do passado, mas os fóruns de discussão são um ótimo ambiente para trocar informações e construir conhecimento. Esses espaços são a verdadeira definição de que redes sociais e estudos combinam!

Existem vários disponíveis na internet, muitos deles inclusive, contam com uma rede colaborativa de compartilhamento de materiais úteis. Perfeito para você estudar para aquela prova ou realizar um trabalho sobre um tema que está sendo difícil encontrar referências.

Toda rede social é válida se bem utilizada 

Como você pode ver, redes sociais e estudos combinam bastante! Atualmente, é possível encontrar conteúdo relevante em qualquer canto da internet, até no TikTok. O aplicativo que exibe vídeos curtos, conta com os mais diversos tipos de perfis para você se informar enquanto se diverte.

O WhatsApp também pode ser uma ferramenta para potencializar os estudos. Você pode criar grupos com seus amigos para compartilhar conteúdos interessantes que acharem por aí.

Já o YouTube é um prato cheio para quem quer aprender! Além de vários canais de videoaulas, também existem aqueles que falam sobre temas acadêmicos de forma descontraída e atual, basta procurar.

Não poderiam ficar de fora o Instagram, Facebook e Twitter, que contam com vários perfis destinados a realizar divulgação científica e debater sobre temas importantes. Aproveite esses canais para aprender ainda mais!

Há alguns meses foi lançado o Clubhouse, um aplicativo de áudios no qual os usuários podem conversar sobre os mais diversos temas. Além de se informar, você ainda tem oportunidade de conhecer pessoas novas com os mesmos interesses que os seus.

E já que estamos falando de áudio, não poderíamos nos esquecer do Spotify, que oferece um conteúdo riquíssimo em podcasts para você aprender sobre o que quiser. 

Viu como é possível conciliar redes sociais e estudo? Basta ter foco e disciplina! Se você gostou deste artigo, confira também o nosso texto sobre competências socioemocionais!

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support