Buscar

post

Exercícios para concentração: aprenda a melhorar o seu foco nos estudos

Exercícios para concentração: aprenda a melhorar o seu foco nos estudos

Para que você consiga obter resultados satisfatórios através dos estudos, é preciso se concentrar ao máximo. Sabemos que é cada vez mais difícil se concentrar em um mundo tão moderno quanto esse que nós vivemos, porém existem algumas técnicas que podem ser eficazes. Com isso, esse artigo tem o objetivo de te apresentar alguns exercícios para concentração.

Com o passar dos anos, as pessoas se concentram por um período menor de tempo. Uma das consequências para isso é o multitasking, que em síntese, é o ato de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. O ato traz a falsa sensação de produtividade, porém na verdade só é uma forma de desviar o seu foco principal. Assim, você irá desempenhar várias atividades, porém não conseguirá completar nenhuma com excelência.

Para que você consiga afastar o multitasking, existe uma técnica poderosa chamada mindfulness, que é uma base eficiente de exercícios para concentração. Bem desempenhado, você conseguirá ter bons resultados, sobretudo, na hora de estudar.

Então, leia com bastante atenção esse artigo e entenda os principais detalhes do mindfulness. Inclusive, ler esse texto com atenção já é uma forma eficiente de ir treinando a sua concentração!

Como o mindfulness pode ser eficaz?

Em resumo, o mindfulness significa “atenção plena”. Então, só aí já conseguimos ter uma noção de que essa é uma excelente base de exercícios para concentração. A prática possui resultados comprovados, tanto em termos de desempenho, quanto em termos de bem-estar.

Os exercícios para concentração relacionados ao mindfulness ajudam a treinar o cérebro em momentos de desatenção. Assim, ele conseguirá perceber esses momentos com precisão e conseguirá fazer o redirecionamento da atenção. Com ele, o foco vai se tornar uma verdadeira habilidade, que será dominada por você.

O mindfulness na prática: como aplicar os exercícios para concentração?

Basicamente, para aplicar os exercícios de concentração fundamentados no mindfulness, é preciso criar um ponto específico de atenção. Esse ponto é denominado de âncora. Para isso, os exercícios devem ser feitos com regularidade. Afinal, para dominar determinada técnica e adquirir habilidade, é preciso treinar constantemente. Só assim você conseguirá chegar à excelência.

Portanto, treine em ambientes que sejam tranquilos e silenciosos e utilize posições que te deixem bem confortável.

A partir daí vamos à prática:

O mindfulness em três minutos

No primeiro minuto, feche os olhos e leve a sua atenção para o seu corpo ou para sensações físicas, pensamentos e sentimentos.

Logo depois, no segundo minuto, mantenha a sua concentração nos movimentos ou nas sensações voltadas para a respiração. No terceiro minuto, volte a sua atenção para o seu corpo e para o ambiente em que você está.

O mindfulness da respiração

Esse é mais um dos exercícios para concentração relacionado ao mindfulness. Ele também consiste em levar a sua atenção para o corpo, que funciona como âncora.

Porém, neste exercício em específico você vai deixar a sua mente divagar naturalmente. Depois disso, se perceber a distração, leve a mente de volta para o corpo. Realize esse exercício quantas vezes for preciso durante o tempo de prática do exercício.

A importância de manter a concentração durante o estudo

Manter a concentração é algo fundamental em diferentes tarefas diárias. Isso, desde assistir a um filme ou arrumar a cama. Quando você se concentra, consegue desempenhar a tarefa com mais precisão e com certeza terá um sucesso maior quanto ao resultado.

Nos estudos, manter a concentração é fundamental. Assim, você conseguirá ler com mais rapidez e objetividade, além de absorver melhor as informações que são passadas.

Dessa forma, a probabilidade de você conseguir se sair bem durante uma prova ou um exercício avaliativo é altíssima, pois o seu nível de preparação será excelente.

Aposte nos exercícios para concentração

Como você viu, os exercícios para concentração podem te ajudar a ter resultados melhores no seu dia a dia. Por isso, aposte neles. Treine bastante e crie o hábito de aplicá-los constantemente.

O artigo foi útil para você? Então compartilhe com os seus amigos! Aproveite e leia o nosso texto sobre o Método Pomodoro e veja como essa técnica também pode te ajudar a ser mais produtivo nos estudos.

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support