Leitura dinâmica: 5 dicas para você aprender a ler mais rápido

Provavelmente você, enquanto estudante, já ouviu falar sobre o método de leitura dinâmica, certo? Trata-se de uma técnica utilizada com o objetivo de aumentar a velocidade de leitura sem implicar a interpretação do texto e a retenção das informações.

Como já sabe, a leitura é fundamental. Ela aperfeiçoa os seus conhecimentos, proporciona uma melhoria no vocabulário e mantém o seu repertório de assuntos bem atualizado. Porém, às vezes a falta de tempo dificulta o hábito de ler.

Por isso, elaboramos esse artigo que mostra como você pode ter uma leitura dinâmica. Com ela você consegue extrair informações importantes em um tempo menor. Então, leia o nosso artigo com bastante atenção!

A leitura dinâmica

Como já destacado, a leitura dinâmica é um método que tem o objetivo de aumentar consideravelmente a velocidade de leitura sem implicar a retenção de informações. É importante ressaltar que existem diferentes tipos de leitura dinâmica, tanto para livros, quanto para artigos ou outros textos online.

Apesar de a técnica da leitura dinâmica te ensinar a ler mais rápido, a ideia é que você absorva as principais informações. Ela pode ser muito útil antes da realização de uma prova ou de um exercício avaliativo, por exemplo.

Dicas para você dominar a técnica da leitura dinâmica

O treino é o principal caminho para quem busca a excelência, em qualquer área ou atividade. A partir daí é imprescindível que você treine bastante para conseguir desenvolver o método com precisão.

Então, não perca tempo e siga essas 5 dicas:

1 – Treine muito bem os seus olhos

Você deve estar se perguntando: como assim treinar os olhos? Calma, que iremos te explicar.

Durante o processo de leitura, os seus olhos fazem um movimento de saltos. Eles se fixam em determinado ponto da linha e depois saltam para o próximo ponto. Dessa forma, quanto maior for o salto, maior é a sua rapidez e eficiência na leitura.

Treinar os olhos é o primeiro passo para que você consiga dominar a leitura dinâmica. Com isso, quando estiver lendo, tente dar saltos maiores entre uma palavra e outra. No início você terá certa dificuldade, mas depois vai conseguir se desenvolver de modo gradual.

2 – Siga em frente e não volte o texto

Não é preciso voltar ao começo da página todas as vezes que não entender uma linha, pois a releitura toma muito tempo e quebra o sentido de leitura dinâmica.

Você consegue entender a ideia central do texto e os pontos principais, mesmo que alguns trechos fiquem meio confusos. Faça a leitura por completo e depois volte naqueles pontos que te deixam dúvidas.

Lembre-se: se você parar de ler e voltar na linha com frequência, não vai conseguir otimizar o seu tempo de leitura e vai demorar muito mais tempo para finalizar o livro ou artigo.

Outra dica fundamental é deixar para depois a busca no dicionário pelas palavras que você não sabe qual é o real significado. Faça a busca somente quando você acabar de ler o texto por completo. Assim, você conseguirá otimizar o seu tempo por completo.

3 – Abandone o hábito de pronunciar as palavras

A pronúncia das palavras em voz alta ou mentalmente faz com que você, literalmente, leia palavra por palavra e sílaba por sílaba.

Consequentemente, isso vai te impedir de desenvolver uma leitura dinâmica, pois a sua velocidade e a capacidade de compreensão diminuem consideravelmente. O seu cérebro estará mais preocupado em pronunciar as palavras e você não terá a concentração necessária para interpretar o que o texto está dizendo. Dessa forma, você terá que voltar ao trecho várias e várias vezes para entender a real mensagem.

Se você tem o hábito de pronunciar as palavras, tente ler com a boca fechada. Isso vai te ajudar a manter a concentração e desenvolver a sua velocidade.

4 – Utilize o skimming

A técnica skimming diz respeito ao passar os olhos rapidamente por um texto, com o objetivo de extrair informações básicas e precisas, como, por exemplo, título, índice, assunto principal, data de publicação, assunto principal, gráficos, imagens, entre outras informações relevantes que compõem um texto.

Essa é uma técnica bem eficaz para que você possa fazer uma avaliação rápida de qualquer texto e, a partir daí, definir se realmente é válido dedicar tempo a uma leitura mais completa e detalhada.

5 – Também utilize a técnica scanning

Outra técnica eficiente para quem busca obter uma leitura dinâmica é a utilização da scanning.

Ela consiste em fazer uma varredura rápida pelo texto com o objetivo de identificar palavras-chaves ou termos relevantes, que estão relacionados à informação que você deseja absorver com base naquele conteúdo.

Imagine que você esteja lendo um eBook de 30 páginas, porém a única parte que realmente te interessa é “Técnicas de Enfermagem”. Então, utilizando o scanning você consegue identificar as partes que realmente te interessam durante o processo de leitura.

As dicas fizeram sentido para você?

Como destacado lá no início do texto, obter a leitura dinâmica é um processo que exige esforço e persistência. É como se fosse um treinamento. Só assim você conseguirá chegar à excelência e dominar totalmente a técnica.

Além das 5 dicas apresentadas, vai outra que é bem valiosa: leia bastante. Leia sempre que der! Assim você fará da leitura um verdadeiro hábito.

Viu como é possível desenvolver a técnica da leitura dinâmica com tranquilidade? Se você gostou deste artigo, veja também o nosso texto sobre redes sociais e estudo.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe