Buscar

post

Leitura dinâmica: 5 dicas para você aprender a ler mais rápido

Leitura dinâmica: 5 dicas para você aprender a ler mais rápido

Provavelmente você, enquanto estudante, já ouviu falar sobre o método de leitura dinâmica, certo? Trata-se de uma técnica utilizada com o objetivo de aumentar a velocidade de leitura sem implicar a interpretação do texto e a retenção das informações.

Como já sabe, a leitura é fundamental. Ela aperfeiçoa os seus conhecimentos, proporciona uma melhoria no vocabulário e mantém o seu repertório de assuntos bem atualizado. Porém, às vezes a falta de tempo dificulta o hábito de ler.

Por isso, elaboramos esse artigo que mostra como você pode ter uma leitura dinâmica. Com ela você consegue extrair informações importantes em um tempo menor. Então, leia o nosso artigo com bastante atenção!

A leitura dinâmica

Como já destacado, a leitura dinâmica é um método que tem o objetivo de aumentar consideravelmente a velocidade de leitura sem implicar a retenção de informações. É importante ressaltar que existem diferentes tipos de leitura dinâmica, tanto para livros, quanto para artigos ou outros textos online.

Apesar de a técnica da leitura dinâmica te ensinar a ler mais rápido, a ideia é que você absorva as principais informações. Ela pode ser muito útil antes da realização de uma prova ou de um exercício avaliativo, por exemplo.

Dicas para você dominar a técnica da leitura dinâmica

O treino é o principal caminho para quem busca a excelência, em qualquer área ou atividade. A partir daí é imprescindível que você treine bastante para conseguir desenvolver o método com precisão.

Então, não perca tempo e siga essas 5 dicas:

1 – Treine muito bem os seus olhos

Você deve estar se perguntando: como assim treinar os olhos? Calma, que iremos te explicar.

Durante o processo de leitura, os seus olhos fazem um movimento de saltos. Eles se fixam em determinado ponto da linha e depois saltam para o próximo ponto. Dessa forma, quanto maior for o salto, maior é a sua rapidez e eficiência na leitura.

Treinar os olhos é o primeiro passo para que você consiga dominar a leitura dinâmica. Com isso, quando estiver lendo, tente dar saltos maiores entre uma palavra e outra. No início você terá certa dificuldade, mas depois vai conseguir se desenvolver de modo gradual.

2 – Siga em frente e não volte o texto

Não é preciso voltar ao começo da página todas as vezes que não entender uma linha, pois a releitura toma muito tempo e quebra o sentido de leitura dinâmica.

Você consegue entender a ideia central do texto e os pontos principais, mesmo que alguns trechos fiquem meio confusos. Faça a leitura por completo e depois volte naqueles pontos que te deixam dúvidas.

Lembre-se: se você parar de ler e voltar na linha com frequência, não vai conseguir otimizar o seu tempo de leitura e vai demorar muito mais tempo para finalizar o livro ou artigo.

Outra dica fundamental é deixar para depois a busca no dicionário pelas palavras que você não sabe qual é o real significado. Faça a busca somente quando você acabar de ler o texto por completo. Assim, você conseguirá otimizar o seu tempo por completo.

3 – Abandone o hábito de pronunciar as palavras

A pronúncia das palavras em voz alta ou mentalmente faz com que você, literalmente, leia palavra por palavra e sílaba por sílaba.

Consequentemente, isso vai te impedir de desenvolver uma leitura dinâmica, pois a sua velocidade e a capacidade de compreensão diminuem consideravelmente. O seu cérebro estará mais preocupado em pronunciar as palavras e você não terá a concentração necessária para interpretar o que o texto está dizendo. Dessa forma, você terá que voltar ao trecho várias e várias vezes para entender a real mensagem.

Se você tem o hábito de pronunciar as palavras, tente ler com a boca fechada. Isso vai te ajudar a manter a concentração e desenvolver a sua velocidade.

4 – Utilize o skimming

A técnica skimming diz respeito ao passar os olhos rapidamente por um texto, com o objetivo de extrair informações básicas e precisas, como, por exemplo, título, índice, assunto principal, data de publicação, assunto principal, gráficos, imagens, entre outras informações relevantes que compõem um texto.

Essa é uma técnica bem eficaz para que você possa fazer uma avaliação rápida de qualquer texto e, a partir daí, definir se realmente é válido dedicar tempo a uma leitura mais completa e detalhada.

5 – Também utilize a técnica scanning

Outra técnica eficiente para quem busca obter uma leitura dinâmica é a utilização da scanning.

Ela consiste em fazer uma varredura rápida pelo texto com o objetivo de identificar palavras-chaves ou termos relevantes, que estão relacionados à informação que você deseja absorver com base naquele conteúdo.

Imagine que você esteja lendo um eBook de 30 páginas, porém a única parte que realmente te interessa é “Técnicas de Enfermagem”. Então, utilizando o scanning você consegue identificar as partes que realmente te interessam durante o processo de leitura.

As dicas fizeram sentido para você?

Como destacado lá no início do texto, obter a leitura dinâmica é um processo que exige esforço e persistência. É como se fosse um treinamento. Só assim você conseguirá chegar à excelência e dominar totalmente a técnica.

Além das 5 dicas apresentadas, vai outra que é bem valiosa: leia bastante. Leia sempre que der! Assim você fará da leitura um verdadeiro hábito.

Viu como é possível desenvolver a técnica da leitura dinâmica com tranquilidade? Se você gostou deste artigo, veja também o nosso texto sobre redes sociais e estudo.

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support