Buscar

post

Saiba o que é a síndrome do impostor e como ela pode prejudicar a sua graduação

Saiba o que é a síndrome do impostor e como ela pode prejudicar a sua graduação

Todo aluno ou profissional deve ficar muito atento com alguns problemas que podem afetar diretamente a autoestima e, consequentemente, o desempenho nos estudos ou no trabalho. Um desses problemas é a síndrome do impostor.

Também chamada de pessimismo defensivo, a síndrome do impostor é uma espécie de desordem psicológica que está associada a vários outros problemas, como, por exemplo, a depressão, a ansiedade e a baixa autoestima.

Essa série de problemas pode prejudicar o desenvolvimento da sua carreira e a sua capacidade de alcançar bons resultados através dos estudos. Afinal, a síndrome do impostor faz com que você ache que não é bom o suficiente ou não é capaz de realizar determinada tarefa e ter êxito profissional.

Você se identificou com a síndrome do impostor? Tem algum amigo que apresenta essas características? Então esse artigo é feito para você. Leia com bastante atenção e conheça os principais detalhes sobre o problema.

A síndrome do impostor

A síndrome do impostor mantém relação direta com a baixa autoestima. Ela atinge, sobretudo, profissionais e atletas que trabalham ou atuam sob pressão, porém pode atingir qualquer pessoa, independentemente da idade ou fase da vida.

A síndrome pode prejudicar o desenvolvimento profissional e pessoal. Em um estudante, o problema prejudica diretamente o desenvolvimento dos estudos.

Como é feita a identificação da síndrome do impostor?

Como qualquer outro problema, a síndrome do impostor apresenta alguns sinais que ajudam a identificar o problema. Então, iremos apresentar alguns deles:

Esforço exagerado

Uma das principais características da síndrome do impostor é o esforço exagerado. Isso acontece porque a pessoa pensa que não é tão boa o suficiente e precisa se esforçar mais do que as outras para chegar ao seu objetivo.

O esforço é bom e necessário, porém quando existe o exagero, o prazer é deixado de lado. Lembre-se: evite os extremos. Assim você conseguirá ter uma mente mais tranquila.

Se você se identifica com alguma modalidade esportiva e quer se tornar um atleta de alto rendimento e bem-sucedido no esporte, deve se esforçar sem exagerar. Caso contrário, a sua paixão irá se transformar em dor. Isso se aplica em várias áreas da vida.

Presença da autossabotagem

A autossabotagem também é um sério sinal da síndrome do impostor. A pessoa fica com a sensação de que será desmascarada a qualquer momento. Com isso, ela pode diminuir os seus esforços em alguma atividade que está sendo desempenhada.

Medo de se expor

O medo de se mostrar é outra característica de quem sofre com a síndrome do impostor. Dessa forma, essas pessoas possuem um medo enorme de receber críticas e avaliações.

Assim, quem sofre com a síndrome do impostor acaba pautando as suas próprias escolhas em opções na qual o indivíduo acredita que estará menos exposto.

Comparação com as outras pessoas

É natural que um estudante, profissional ou atleta, busque seguir pessoas que são referências em determinada área. Porém, se comparar é errado. Cada um tem a sua própria característica.

Tanto as virtudes, quanto as limitações são elementos pessoais de cada indivíduo. Com isso, cada pessoa terá um tempo de aprendizagem e crescimento bem específico.

Apesar disso, as pessoas que sofrem com a síndrome do impostor vivem se comparando com outras pessoas e alimentam o pensamento de que nunca serão como os seus “ídolos”. Isso pode gerar uma sensação de angústia elevada e ainda aumentar o nível de ansiedade.

Vontade de agradar a todos

Ninguém consegue agradar todo mundo. Algumas pessoas vão gostar do seu trabalho, enquanto outras não irão gostar.

Porém, quem sofre com a síndrome do impostor sente a necessidade de se sentir aceito por todos e tenta de todas as formas buscar essa validação. Quando ela não vem, o mau humor é instaurado. Inclusive, essa vontade incessante de querer agradar todo mundo pode afetar diretamente a sua autoestima.

Como a síndrome do impostor pode ser tratada?

Procure ajuda profissional

Antes de tudo, se você convive com a síndrome do impostor, procure o auxílio de um profissional capacitado, como, por exemplo, um terapeuta ou psicólogo. Eles poderão te ajudar a superar a condição.

Evite se comparar com outras pessoas

Ninguém é igual a ninguém. Provavelmente você já ouviu esse ditado. Então, busque trilhar a sua própria jornada e tente chegar à sua melhor versão, sem fazer comparações.

A confiança e a personalidade são duas grandes virtudes compartilhadas por profissionais bem-sucedidos e atletas de alta performance. Eles sabem quem são, sabem onde querem chegar e conhecem as suas próprias limitações. Então, lembre-se dessas duas palavras: confiança e personalidade.

Reconheça o que você já conquistou

Você já fez esse exercício? Ele pode ser ótimo para tentar afastar de vez a síndrome do impostor. Ao invés de ficar pensando nas suas dificuldades e no que você ainda deseja conquistar, reconheça o que você já conquistou.

Dessa forma, faça um comparativo da pessoa ou profissional que você era há um ano antes, com o que você é agora. Valorize a sua evolução e exalte as suas conquistas!

Pratique exercícios físicos

A prática das atividades físicas estimula os hormônios da felicidade, como, por exemplo, a serotonina e a endorfina. Essas substâncias ajudam você a ficar mais relaxado e tranquilo, auxiliando no afastamento do estresse e da ansiedade.

Dessa forma, pratique uma atividade que você tenha familiaridade.

Como você viu ao longo do artigo, vários sinais podem caracterizar a síndrome do impostor. Com isso, é importante que você tenha atenção. Se esse problema não for tratado, ele pode prejudicar o seu desenvolvimento como pessoa e como profissional.

Gostou do artigo? Continue acompanhando o nosso blog e leia um texto que elaboramos para você, que fala sobre mindset de crescimento. Esperamos que goste!

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support