Saiba o que é a síndrome do impostor e como ela pode prejudicar a sua graduação

Todo aluno ou profissional deve ficar muito atento com alguns problemas que podem afetar diretamente a autoestima e, consequentemente, o desempenho nos estudos ou no trabalho. Um desses problemas é a síndrome do impostor.

Também chamada de pessimismo defensivo, a síndrome do impostor é uma espécie de desordem psicológica que está associada a vários outros problemas, como, por exemplo, a depressão, a ansiedade e a baixa autoestima.

Essa série de problemas pode prejudicar o desenvolvimento da sua carreira e a sua capacidade de alcançar bons resultados através dos estudos. Afinal, a síndrome do impostor faz com que você ache que não é bom o suficiente ou não é capaz de realizar determinada tarefa e ter êxito profissional.

Você se identificou com a síndrome do impostor? Tem algum amigo que apresenta essas características? Então esse artigo é feito para você. Leia com bastante atenção e conheça os principais detalhes sobre o problema.

A síndrome do impostor

A síndrome do impostor mantém relação direta com a baixa autoestima. Ela atinge, sobretudo, profissionais e atletas que trabalham ou atuam sob pressão, porém pode atingir qualquer pessoa, independentemente da idade ou fase da vida.

A síndrome pode prejudicar o desenvolvimento profissional e pessoal. Em um estudante, o problema prejudica diretamente o desenvolvimento dos estudos.

Como é feita a identificação da síndrome do impostor?

Como qualquer outro problema, a síndrome do impostor apresenta alguns sinais que ajudam a identificar o problema. Então, iremos apresentar alguns deles:

Esforço exagerado

Uma das principais características da síndrome do impostor é o esforço exagerado. Isso acontece porque a pessoa pensa que não é tão boa o suficiente e precisa se esforçar mais do que as outras para chegar ao seu objetivo.

O esforço é bom e necessário, porém quando existe o exagero, o prazer é deixado de lado. Lembre-se: evite os extremos. Assim você conseguirá ter uma mente mais tranquila.

Se você se identifica com alguma modalidade esportiva e quer se tornar um atleta de alto rendimento e bem-sucedido no esporte, deve se esforçar sem exagerar. Caso contrário, a sua paixão irá se transformar em dor. Isso se aplica em várias áreas da vida.

Presença da autossabotagem

A autossabotagem também é um sério sinal da síndrome do impostor. A pessoa fica com a sensação de que será desmascarada a qualquer momento. Com isso, ela pode diminuir os seus esforços em alguma atividade que está sendo desempenhada.

Medo de se expor

O medo de se mostrar é outra característica de quem sofre com a síndrome do impostor. Dessa forma, essas pessoas possuem um medo enorme de receber críticas e avaliações.

Assim, quem sofre com a síndrome do impostor acaba pautando as suas próprias escolhas em opções na qual o indivíduo acredita que estará menos exposto.

Comparação com as outras pessoas

É natural que um estudante, profissional ou atleta, busque seguir pessoas que são referências em determinada área. Porém, se comparar é errado. Cada um tem a sua própria característica.

Tanto as virtudes, quanto as limitações são elementos pessoais de cada indivíduo. Com isso, cada pessoa terá um tempo de aprendizagem e crescimento bem específico.

Apesar disso, as pessoas que sofrem com a síndrome do impostor vivem se comparando com outras pessoas e alimentam o pensamento de que nunca serão como os seus “ídolos”. Isso pode gerar uma sensação de angústia elevada e ainda aumentar o nível de ansiedade.

Vontade de agradar a todos

Ninguém consegue agradar todo mundo. Algumas pessoas vão gostar do seu trabalho, enquanto outras não irão gostar.

Porém, quem sofre com a síndrome do impostor sente a necessidade de se sentir aceito por todos e tenta de todas as formas buscar essa validação. Quando ela não vem, o mau humor é instaurado. Inclusive, essa vontade incessante de querer agradar todo mundo pode afetar diretamente a sua autoestima.

Como a síndrome do impostor pode ser tratada?

Procure ajuda profissional

Antes de tudo, se você convive com a síndrome do impostor, procure o auxílio de um profissional capacitado, como, por exemplo, um terapeuta ou psicólogo. Eles poderão te ajudar a superar a condição.

Evite se comparar com outras pessoas

Ninguém é igual a ninguém. Provavelmente você já ouviu esse ditado. Então, busque trilhar a sua própria jornada e tente chegar à sua melhor versão, sem fazer comparações.

A confiança e a personalidade são duas grandes virtudes compartilhadas por profissionais bem-sucedidos e atletas de alta performance. Eles sabem quem são, sabem onde querem chegar e conhecem as suas próprias limitações. Então, lembre-se dessas duas palavras: confiança e personalidade.

Reconheça o que você já conquistou

Você já fez esse exercício? Ele pode ser ótimo para tentar afastar de vez a síndrome do impostor. Ao invés de ficar pensando nas suas dificuldades e no que você ainda deseja conquistar, reconheça o que você já conquistou.

Dessa forma, faça um comparativo da pessoa ou profissional que você era há um ano antes, com o que você é agora. Valorize a sua evolução e exalte as suas conquistas!

Pratique exercícios físicos

A prática das atividades físicas estimula os hormônios da felicidade, como, por exemplo, a serotonina e a endorfina. Essas substâncias ajudam você a ficar mais relaxado e tranquilo, auxiliando no afastamento do estresse e da ansiedade.

Dessa forma, pratique uma atividade que você tenha familiaridade.

Como você viu ao longo do artigo, vários sinais podem caracterizar a síndrome do impostor. Com isso, é importante que você tenha atenção. Se esse problema não for tratado, ele pode prejudicar o seu desenvolvimento como pessoa e como profissional.

Gostou do artigo? Continue acompanhando o nosso blog e leia um texto que elaboramos para você, que fala sobre mindset de crescimento. Esperamos que goste!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe