Buscar

post

Os 5 melhores métodos de estudo para você otimizar os seus resultados

Os 5 melhores métodos de estudo para você otimizar os seus resultados

Melhorar o desempenho nas aulas e os resultados nas provas e exercícios avaliativos é o grande objetivo de vários alunos. Com isso, elaboramos este artigo com o objetivo de apresentar os melhores métodos de estudo para você que pensa em potencializar o seu lado estudante.

Existem várias formas eficientes de estudar e aprender, porém o segredo de tudo é encontrar os melhores métodos de estudo. Aqueles que realmente se encaixam no seu perfil e te ajudarão a absorver os conteúdos de forma efetiva e, consequentemente, irão te auxiliar a chegar aos melhores resultados.

Antes de apresentar quais são os 5 melhores métodos de estudo, é importante você saber que para ter um bom aproveitamento é preciso ter foco, disciplina e saber gerenciar o seu tempo. Assim, será tranquilo seguir todos os métodos. Então, deixe a preguiça de lado e defina quais são os melhores horários para você se dedicar aos estudos.

Agora, vamos ao que interessa! Preste atenção no artigo e conheça os melhores métodos de estudo!

Afinal, quais são os melhores métodos de estudo?

1 – Resumo

Resumir um conteúdo, sem dúvidas, é um dos melhores métodos de estudo. Inclusive, ele pode ser realizado de duas formas diferentes.

Uma, é criando o seu próprio resumo enquanto estuda. A partir daí você pode desenvolver tópicos ou, até mesmo, um novo texto, mais objetivo e escrito com as suas próprias palavras. Assim, você conseguirá absorver o conteúdo de forma mais efetiva e ainda poderá utilizar o resumo nas próximas revisões.

Outra maneira eficaz é você estudar resumos sobre matérias específicas, que já estejam prontos. Porém, essa prática não te impede de fazer o seu próprio resumo.

2 – Mapa mental

Esse é mais um dos melhores métodos de estudo que são utilizados com certa frequência por vários alunos. O mapa mental funciona da seguinte forma: você vai pensar no ponto de partida que vai te dar a possibilidade de vários caminhos para uma ideia ser desenvolvida.

Em síntese: você deve pegar uma ideia e colocá-la no centro de um papel. Com base nessa ‘ideia central’ você vai criar novos braços e fazer a relação com outros temas. Assim, novos caminhos serão criados, enquanto um grande mapa será desenvolvido.

Com as ramificações desenvolvidas, será possível chegar ao tema principal de estudo. Com esse método, você consegue relacionar ideias de forma prática e eficiente e desenvolver meios inteligentes de absorver um conteúdo.

3 – Testes práticos

Só a teoria não é o suficiente para você absorver um conteúdo de forma efetiva. É preciso praticar exercícios, com o objetivo de treinar o cérebro e guardar informações valiosas.

Se você está se preparando para uma prova mais complexa, os simulados são fundamentais para o seu trabalho de preparação. Uma alternativa é tentar estudar e desenvolver questões de provas antigas.

Simule um ambiente de prova. Dessa forma, guarde os seus cadernos, livros e celular. Evite consultar outros materiais e tenha foco total durante a realização do exercício.

4 – Método Pomodoro

Provavelmente você já ouviu falar sobre o Método Pomodoro. Inclusive, temos um artigo que fala especificamente sobre essa técnica.

Em síntese, o Método Pomodoro consiste em estipular um determinado período de tempo focado em um estudo e outro período com foco no descanso.

Normalmente, são 25 minutos de estudo para 5 minutos de descanso. Porém, a técnica pode ser adaptada e cada aluno fazer do seu jeito.

5 – Matérias intercaladas

Outra técnica que consideramos ser um dos melhores métodos de estudo para quem pensa em otimizar os resultados é intercalar as matérias.

Essa prática consiste no revezamento de matérias estudadas ao longo do dia. Com isso, o seu cérebro irá processar as informações da melhor forma. Lembre-se que a interdisciplinaridade contribui positivamente para que determinado conteúdo seja absorvido por você.

Agora é hora de praticar

Depois de conhecer os melhores métodos de estudo para otimizar os resultados, chegou a hora de praticar. Aconselhamos você a escolher um desses métodos e utilizá-lo desde já. Além disso, veja qual é a melhor forma de encaixá-lo na sua rotina.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog e as nossas redes sociais!

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support