O que fazer para evitar o esquecimento na hora da prova

Estudar para uma prova exige bastante preparo mental de qualquer estudante, isso é um fato, entretanto, tanto esforço e dedicação podem ser jogados no lixo no caso de surgir o famoso “branco” e o estudante acabar esquecendo da maior parte do conteúdo estudado.

O “branco” acontece quando é esquecido por determinado tempo, entre 3 a 5 minutos, de uma informação muito importante. Pode ser uma data histórica, uma fórmula matemática ou qualquer tipo de informação do nosso cotidiano. 

Você pode ter compreendido o que estudou e feito diversas técnicas de memorização, mas mesmo assim, pode esquecer de determinados conteúdos que são importantes para um bom resultado.

Ele pode acontecer em diversos momentos da nossa vida e é muito comum, porém o “branco”  é temido em provas onde os nervos estão à flor da pele, como: Enem, OAB ou concursos públicos. 

Assim, nesse artigo, vamos falar como você pode evitar o esquecimento de conteúdos importantes e preparar-se totalmente para qualquer situação. Confira!

Dica número um: Evite o estresse mental 

A ansiedade e também o estresse, podem fazer você esquecer do conteúdo que estudou durante meses, causando um lapso de memória

Isso acontece, por conta da ativação de regiões do cérebro responsáveis pela atenção e hipervigilância. 

Para evitar o estresse mental, é de extrema importância impedir que situações problemáticas aconteçam, ou seja, situações em que você pode desestabilizar e perder o equilíbrio mental. 

Sendo assim, siga os passos abaixo:

  • Chegue cedo no local da prova
  • Antes de sair, confira se está levando os materiais, como canetas, lápis e borracha
  • Realize o consumo de cafeína com moderação

Dica número dois: Procure resolver as questões fáceis primeiro

Começar a solucionar as questões fáceis da prova, faz o estudante sentir-se seguro e também ajuda bastante no desenvolvimento para um bom resultado.

Quanto mais tempo é perdido nas questões difíceis, menos tempo você vai ter para concluir a prova e isso pode causar um grande estresse. 

Dica número três: Não deixe para estudar somente na véspera da prova

Para decorar um conteúdo que irá cair na prova, é necessário tempo, dedicação e muita prática. 

Portanto, é muito difícil obter bons resultados apenas com uma leitura rápida na véspera da prova. O ideal é realizar um cronograma de estudos para programar e organizar o seu tempo de estudo. 

Veja aqui dicas para manter a concentração nos estudos. 

Dica número quatro: Realize técnicas de respiração

Com a rotina de estudos, é comum o estresse e cansaço. Para evitar crises de ansiedade e também o esquecimento de informações importantes na hora da prova, uma dica é realizar técnicas de respiração.

Essas técnicas são focadas em proporcionar relaxamento em momentos de tensão.

Confira algumas técnicas de respiração, indicadas pelo Dr .Drauzio .

Dica número cinco: Descanse bastante

Na semana da prova, procure descansar bastante e evite atividades que exijam muito esforço.

Se possível, realize uma viagem em família ou uma atividade de lazer fora de casa, para distrair a mente e deixar as preocupações e tensões de lado.

Também é importante ter boas noites de sono. Não fique madrugadas a fio assistindo filmes ou séries na véspera de prova. O ideal é dormir bem cedo para ter uma noite produtiva e acordar com a sensação de bem estar!

O que pode ser feito se o estudante perceber que caiu em um “branco”

Se você seguiu todas as dicas que falamos no artigo, mas mesmo assim deu um “branco” na hora da prova, mantenha a calma e não entre em pânico.

A pior coisa que pode acontecer é você entrar em desespero, pois a situação vai ficar cada vez pior e assim, são altas as chances de você não conseguir concluir a prova.

Nessas situações, siga as orientações abaixo:

  • Beba água
  • Faça uma meditação
  • Faça mapas mentais, para exercitar a criatividade.

Gostou das dicas? Não esqueça de proporcionar para a sua mente um ambiente ideal para estudos. Assim, para aumentar a sua produtividade, veja também um artigo sobre o Método Pomodoro

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe