Buscar

post

O que fazer para evitar o esquecimento na hora da prova

O que fazer para evitar o esquecimento na hora da prova

Estudar para uma prova exige bastante preparo mental de qualquer estudante, isso é um fato, entretanto, tanto esforço e dedicação podem ser jogados no lixo no caso de surgir o famoso “branco” e o estudante acabar esquecendo da maior parte do conteúdo estudado.

O “branco” acontece quando é esquecido por determinado tempo, entre 3 a 5 minutos, de uma informação muito importante. Pode ser uma data histórica, uma fórmula matemática ou qualquer tipo de informação do nosso cotidiano. 

Você pode ter compreendido o que estudou e feito diversas técnicas de memorização, mas mesmo assim, pode esquecer de determinados conteúdos que são importantes para um bom resultado.

Ele pode acontecer em diversos momentos da nossa vida e é muito comum, porém o “branco”  é temido em provas onde os nervos estão à flor da pele, como: Enem, OAB ou concursos públicos. 

Assim, nesse artigo, vamos falar como você pode evitar o esquecimento de conteúdos importantes e preparar-se totalmente para qualquer situação. Confira!

Dica número um: Evite o estresse mental 

A ansiedade e também o estresse, podem fazer você esquecer do conteúdo que estudou durante meses, causando um lapso de memória

Isso acontece, por conta da ativação de regiões do cérebro responsáveis pela atenção e hipervigilância. 

Para evitar o estresse mental, é de extrema importância impedir que situações problemáticas aconteçam, ou seja, situações em que você pode desestabilizar e perder o equilíbrio mental. 

Sendo assim, siga os passos abaixo:

  • Chegue cedo no local da prova
  • Antes de sair, confira se está levando os materiais, como canetas, lápis e borracha
  • Realize o consumo de cafeína com moderação

Dica número dois: Procure resolver as questões fáceis primeiro

Começar a solucionar as questões fáceis da prova, faz o estudante sentir-se seguro e também ajuda bastante no desenvolvimento para um bom resultado.

Quanto mais tempo é perdido nas questões difíceis, menos tempo você vai ter para concluir a prova e isso pode causar um grande estresse. 

Dica número três: Não deixe para estudar somente na véspera da prova

Para decorar um conteúdo que irá cair na prova, é necessário tempo, dedicação e muita prática. 

Portanto, é muito difícil obter bons resultados apenas com uma leitura rápida na véspera da prova. O ideal é realizar um cronograma de estudos para programar e organizar o seu tempo de estudo. 

Veja aqui dicas para manter a concentração nos estudos. 

Dica número quatro: Realize técnicas de respiração

Com a rotina de estudos, é comum o estresse e cansaço. Para evitar crises de ansiedade e também o esquecimento de informações importantes na hora da prova, uma dica é realizar técnicas de respiração.

Essas técnicas são focadas em proporcionar relaxamento em momentos de tensão.

Confira algumas técnicas de respiração, indicadas pelo Dr .Drauzio .

Dica número cinco: Descanse bastante

Na semana da prova, procure descansar bastante e evite atividades que exijam muito esforço.

Se possível, realize uma viagem em família ou uma atividade de lazer fora de casa, para distrair a mente e deixar as preocupações e tensões de lado.

Também é importante ter boas noites de sono. Não fique madrugadas a fio assistindo filmes ou séries na véspera de prova. O ideal é dormir bem cedo para ter uma noite produtiva e acordar com a sensação de bem estar!

O que pode ser feito se o estudante perceber que caiu em um “branco”

Se você seguiu todas as dicas que falamos no artigo, mas mesmo assim deu um “branco” na hora da prova, mantenha a calma e não entre em pânico.

A pior coisa que pode acontecer é você entrar em desespero, pois a situação vai ficar cada vez pior e assim, são altas as chances de você não conseguir concluir a prova.

Nessas situações, siga as orientações abaixo:

  • Beba água
  • Faça uma meditação
  • Faça mapas mentais, para exercitar a criatividade.

Gostou das dicas? Não esqueça de proporcionar para a sua mente um ambiente ideal para estudos. Assim, para aumentar a sua produtividade, veja também um artigo sobre o Método Pomodoro

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support