Buscar

post

Como evitar o estresse nos estudos:confira as dicas para ter um bom aproveitamento

Como evitar o estresse nos estudos:confira as dicas para ter um bom aproveitamento

A tensão e o estresse fazem parte da vida do estudante que está dedicando todo o seu tempo e atenção para uma prova específica ou até mesmo para o Enem, OAB ou concursos públicos. 

Por mais que seja comum, uma situação de estresse pode prejudicar o desempenho do estudante. Não adianta ter estudado todo o conteúdo, abdicado de festas e horas de lazer, para chegar na prova e ter uma crise de ansiedade.

Sendo assim, vamos citar abaixo algumas dicas de como ter um bom aproveitamento e evitar o estresse nos estudos. 

Motivos e situações estressantes na vida de um estudante

O estresse ocorre quando o organismo vivencia uma situação de perigo, ou seja, ele funciona como um alerta emitido pelo corpo de que alguma coisa está errada. Isso faz com que o ser humano tenha sintomas físicos e emocionais.

Ter uma mente estressada, pode fazer o estudante ter uma crise de ansiedade e começar a apresentar alguns sintomas físicos, por exemplo, suar bastante, ter falta de ar, problemas com a memória e outros. 

Para entender melhor como evitar o estresse nos estudos, primeiro precisamos compreender de uma vez por todas o que pode causá-lo. 

Confira abaixo:

Futuro profissional

A ideia de que se você não tiver um bom desempenho na prova vai definir o seu futuro profissional é muito estressante e compartilhada entre os estudantes. Além disso, é comum comparar-se com colegas e profissionais de sucesso, que tiveram caminhadas e oportunidades diferentes durante a vida.

Não pense que “o mundo vai acabar” ou que não vai ter mais chances se não conseguir uma boa nota. É sempre importante ter responsabilidade nos estudos, porém faça isso com cautela.

Questões financeiras 

Um grande problema que pode causar estresse nos estudantes, são as questões relacionadas a problemas financeiros. Existem instituições de ensino que possuem mensalidades altíssimas e não proporcionam nenhum suporte financeiro para o estudante e isso é bem preocupante.

Pressão familiar 

A família precisa ser uma rede de apoio do estudante, oferecendo suporte emocional e dando sempre conselhos. Porém, muitas vezes não é isso que acontece e o estudante acaba sofrendo muita pressão para cursar determinado curso, ser o destaque da turma e sempre ter um alto desempenho acadêmico.

Como evitar o estresse nos estudos

Agora que você entende um pouco sobre o que pode causar estresse em estudantes, vamos falar o que você pode fazer para evitar o estresse nos estudos e conseguir manter a calma.

Utilize um método para estudar

Existem vários métodos de estudo que você pode escolher para aplicar na sua rotina de estudos, um exemplo, é o Método Pomodoro

A maioria desses métodos de estudo foram construídos por grandes especialistas em educação. 

O principal objetivo desses métodos é fazer com que o estudante tenha um bom aproveitamento e estude os conteúdos acadêmicos de uma maneira estratégica, seguindo uma lógica de planejamento e organização.  

Faça uma boa gestão de tempo

Para que a sua rotina de estudos dê certo e apresente os resultados desejados, é necessário que você organize o seu tempo e entenda como irá realizar as tarefas.

Separe o horário que você vai estudar de acordo com o tempo disponível, crie um cronograma de dias e horários que irá estudar determinadas matérias, anote na sua agenda as tarefas que deverão ser realizadas, procure não procrastinar e não utilizar as redes sociais.

Defina o tempo de estudar e o horário de se divertir. Assim, você vai evitar acumular tarefas e também conseguir adiantar diversos trabalhos.

Para evitar o estresse, é necessário que você não tenha tantos problemas com imprevistos e portanto, é imprescindível ter uma boa rotina de estudos.

Cuide da alimentação

Do mesmo modo que existem alguns alimentos que aliviam o estresse, como amêndoas e chocolate, também existem alimentos que não são saudáveis para o estudante que deseja evitar o estresse e ter bons resultados acadêmicos.

São eles:

  • Álcool
  • Café
  • Alimentos industrializados
  • Alimentos apimentados

Alguns dos itens citados acima, são indicados para aumentar a produtividade e também são populares entre os estudantes. Porém, se consumidos em excesso, eles podem liberar uma carga de estresse muito alta no organismo, fazendo com que a ansiedade aumente bastante.

Procure fazer atividades de lazer

A melhor forma de distanciar-se um pouco das fórmulas de matemática e de livros que você precisa ler para a prova, é realizar atividades que lazer que não possuem relação com o conteúdo que você está estudando para a prova.

Por exemplo, em vez de passar o domingo estudando 12hs, faça um passeio no parque da cidade, saia de casa para tomar um sorvete ou aproveite o tempo para tirar um hobby da gaveta.

Distrair a mente faz bem para os estudos e alivia a sobrecarga de estresse acumulada durante os dias de semana.

Lembre-se: você precisa estudar e dedicar-se aos estudos, mas também precisa viver a sua vida da melhor maneira!

Tenha uma rede de apoio emocional 

Aproveite o suporte emocional da sua família para dialogar sobre as suas inseguranças profissionais, peça conselhos e esteja aberto para receber um apoio emocional.

Existem familiares que colocam muita pressão em cima dos estudantes e, se esse for o seu caso, procure evitar conversar sobre questões profissionais com essas pessoas. O que você menos quer é uma pessoa te desanimando, não é mesmo? 

Assim, durante essas épocas de tensão acadêmica e provas que são importantes para a construção de um futuro profissional, é essencial você permanecer perto somente daquelas  pessoas que lhe dão apoio emocional e que vão te incentivar a nunca desistir dos seus sonhos.

Não coloque muita pressão 

É importante estudar muito e sempre dar o máximo de si para destacar no mercado profissional, mas não coloque muita pressão em uma prova.

Tenha consciência que erros acontecem, muitas vezes não estamos preparados para determinadas oportunidades e as coisas boas acontecem no momento correto.

Se você colocar muita pressão, no momento da prova não vai conseguir concentrar no que tem que ser feito, vai entrar em um estado de estresse.

O seu futuro profissional não depende somente de uma prova e, se as coisas não derem certo uma vez, você poderá tentar outras vezes. 

Realize a prova pensando no seu esforço, dedicação e o quanto batalhou e superou barreiras para chegar até lá.

Gostou do artigo? Leia mais dicas de estudos aqui. 

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support