Buscar

post

10 dicas de livros incríveis para estudantes lerem

10 dicas de livros incríveis para estudantes lerem

O mês de outubro é marcado por datas significativas para a educação. Nele é comemorado o Dia do Professor, o Dia das Crianças e também existem datas que homenageiam a leitura.

Aprimorar o hábito de ler é muito importante para a mente e também para alimentar o conhecimento do nosso cérebro. Além de se jogar e leituras de ficção que levam a nossa cabeça para outro mundo, também é fundamental conhecer alguns autores que abordam assuntos importantes para a sociedade de maneira didática e educacional.

Neste post, a Faculdade do Futuro vai indicar dez livros incŕveis para lerem e aproveitarem o acesso à informação. 

O valor da leitura para estudantes

Muitos estudantes durante a fase escolar, passam por diferentes metodologias de ensino e isso implica bastante na sua relação com a leitura.

Por exemplo, se o estudante durante a fase de introdução à leitura teve uma visão de que o hábito de ler não é interessante, ao longo da sua vida ele vai desenvolver uma dificuldade muito grande lidar com pesquisas científicas na faculdade. 

O incentivo a leitura precisa vir desde cedo e o ideal é que isso venha por parte da família, porém muitos lares não possuem muita estrutura educacional e quem fica a cargo dessa responsabilidade é a escola e os professores que o estudante terá ao longo da vida.

Na vida adulta, com as obrigações do cotidiano, fica muito complicado começar a cultivar o hábito da leitura, porém ela enriquece a bagagem cultural do ser humano e é essencial para o crescimento de qualquer profissional.

Sendo assim, pode-se perceber que o valor da leitura para os estudantes está em simplificar a vida acadêmica, oferecendo maior suporte nas leituras de pesquisas científicas e no mercado de trabalho. 

A leitura é um caminho para a construção social e cultural, tornando-se essencial para o desenvolvimento humano.  

Livros que todo estudante deveria ler 

Os livros possuem o poder de questionar o leitor sobre diversas questões e opiniões, trazendo uma nova visão e uma oportunidade de abrir a mente para novas possibilidades e novas escolhas de vida. 

Existem aqueles livros que são indicados para estudantes, por trazerem ideias que vão além da ficção e apresentarem questões biológicas, históricas e até mesmo, relacionadas à matemática. Quer conferir quais são?

Mulheres, Classe e Raça (Angela Davis) 

O livro retrata diversas nuances de opressão vividas pela mulher negra na sociedade. Ele propõe um debate para convidar o leitor a ter uma perspectiva sobre como a sociedade enxerga o papel da mulher negra. Por ser escrito por Angela Davis, ele é muito conhecido por ativistas que lutam contra o racismo.

Mulheres que correm com Lobos (Clarissa Pinkola Estés)

O livro é muito popular na vertente feminista e exalta a força da mulher. Muitas mulheres ao iniciar a leitura se identificam e conseguem encontrar o amor próprio e confiança em si mesma. 

1984 (George Orwell) 

George Orwell é um dos autores mais conhecidos no gênero literário de distopia. Foi por conta do livro “1984” que vários outros best sellers nasceram e tornaram-se populares. A trama é totalmente crítica e expõe isso em uma história um tanto perturbadora: o planeta Terra foi dominado por três regimes altamente autoritários e a sociedade se vê em um sistema de vigilância, terror e medo. 

Mitologia Nórdica (Neil Gaiman)

As lendas nórdicas foram fundamentais para diversas histórias de ficção e também para que a cultura nórdica fosse exposta em séries e filmes. No livro “Mitologia Nórdica”, de apenas 201 páginas, Neil Gaiman mergulha nesse universo por meio de contos relacionados aos deuses escandinavos.

21 Lições para o século 21 (Yuval Noah Harari)

O autor convida o leitor a se aprofundar em diversas questões que estão sendo debatidas no século 21 e o que pode-se fazer para aproveitar o presente. Temas como Fake News, Armas Nucleares e Domínio Tecnológico são abordados.

É um tipo de livro muito interessante para o estudante que está prestando Enem ou Vestibular, pois ele aborda várias temáticas atuais e que podem ser temas de redação.

Frankenstein (Mary Shelley)

Frankenstein é o clássico do terror, mas a maioria das pessoas conhecem o personagem somente por meio de adaptações cinematográficas e não pela leitura do livro que deu origem ao clássico. 

A leitura é muito válida e necessária para estudantes, pois a autora Mary Shelley, com o lançamento do livro, tornou-se uma precursora do movimento literário gótico romântico na Inglaterra. 

O Segredo dos Corpos: Após a morte, a verdade vive (Dr. Vincent Di Maio)

O Dr. Vincent Di Maio é um renomado médico forense dos Estados Unidos e o autor no livro retrata algumas experiências que teve com corpos de pessoas mortas. Ler o livro é uma indicação interessante para estudantes que querem entrar na área da saúde ou aqueles que já fazem algum curso relacionado à área.

Medicina Macabra (Thomas Morris)

Para algumas pessoas, a medicina pode ser encantadora e trazer diversos significados importantes para a vida, mas para outras, ela pode ser simplesmente a coisa mais assustadora do mundo. 

Thomas Morris traz no livro diversos relatos sobre como a medicina evoluiu com o tempo, quais são as maiores superstições e tradições folclóricas que acompanham a medicina. 

O livro proporciona momentos de descobertas divertidas, bizarras e que são bem curiosas. 

O universo numa casca de noz (Stephen Hawking)

Para os apaixonados por teorias físicas, uma boa indicação é o livro “O universo numa casca de noz”. Escrito pelo renomado físico Stephen Hawking, o livro apresenta esquemas físicos discutidos em fotos, imagens e muitas ilustrações didáticas. 

O Teorema Katherine (John Green)

O Teorema Katherine é um livro de ficção adolescente, mas não deixa de ser uma boa indicação para estudantes. O personagem principal é apaixonado por matemática e por criar teoremas relacionados à questões do seu cotidiano. Assim, o mais interessante desse livro é observar como a matemática e os cálculos podem ser inseridos na nossa vida de uma maneira bem leve e divertida.

Gostou das indicações? 

Continue a navegar no Blog da FAF! Veja aqui como evitar o estresse nos estudos.

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support