Buscar

post

Como aumentar a produtividade no ensino EAD

Como aumentar a produtividade no ensino EAD

O mundo está em constante mudança. Diversas ferramentas tecnológicas com o objetivo de resolver um problema em comum da sociedade, estão surgindo e revolucionando gerações. 

Assim, o ensino EAD (Ensino a Distância), que já existe há um tempo, tornou-se mais comum e utilizado no período da pandemia da COVID-19. Atualmente, com a campanha de vacinação no Brasil, muitas escolas e instituições entraram no debate de manter ou não o ensino à distância. Alguns estudantes se adaptaram ao EAD e não pretendem cursar uma graduação presencialmente e outros estudantes acham que a experiência de estudar na sala de aula é única.

Entre muitos contrapontos, é impossível negar que o ensino EAD tornou-se uma opção de ensino para uma grande parcela da população. Isso é notável por conta da praticidade que ele possui, do estudante ter a possibilidade de estudar de onde quiser, basta ter uma boa rede de internet. 

Porém, nada é perfeito e o estudante que opta pelo EAD possui um grande desafio: manter a produtividade nos estudos.

Quer saber como driblar a falta de produtividade no ensino EAD? 

Leia o artigo!

As principais dificuldades de manter a produtividade do ensino EAD

Realizar uma graduação em EAD pode ser muito encantador para diversos estudantes. A modalidade é prática, acessível e dá ao estudante muita liberdade para conseguir assistir às aulas e realizar as atividades.

Apenas com o celular e com uma boa rede de internet, o estudante pode assistir aulas ao vivo. As possibilidades são inúmeras, porém, como nada é perfeito, o ensino EAD pode causar muita frustração.

A falta de produtividade faz o estudante não ter um bom desempenho nas provas e também em trabalhos acadêmicos. Diversos fatores podem fazer com que ele apresente um rendimento abaixo da média. 

Distração nas redes sociais 

As redes sociais são ótimas para compartilhar conteúdos ricos e que vão servir de aprendizado. Geralmente, muitos estudantes utilizam para compartilhar dicas de estudo, porém o uso excessivo das redes sociais pode causar uma distração imensa. Aliás, elas foram feitas para entreter e para fazer o usuário passar muito tempo navegando pelo feed.

Ambiente de estudo 

Se o ambiente de estudo não passar por uma adaptação, o estudante que apenas estuda por EAD vai ter muitos problemas na concentração e no aprendizado dos conteúdos teóricos. 

Falta de recursos de tecnologia 

Não ter uma boa rede de internet e ferramentas tecnológicas, podem atrapalhar o rendimento do estudante no ensino EAD, pois são esses itens tecnológicos que conectam o estudante ao professor.

Melhorando a produtividade no ensino EAD

Agora que você conhece as principais dificuldades de manter a produtividade no ensino EAD, chegou a hora de compreender o que você pode colocar em prática para melhorar a sua produtividade no ensino à distância.

Tenha uma boa noite de sono

A falta de uma boa noite de sono pode atrapalhar os seus rendimentos nos estudos e fazer com que você não consiga focar no que é importante para solucionar cálculos e concluir com sucesso os trabalhos acadêmicos.

Além disso, o estudante que está sempre com sono não consegue assistir todas as aulas e acaba dando aquela cochilada. Lembre-se que como você está no ensino EAD, manter a concentração nas aulas é muito importante. 

Crie uma rotina de estudos

Uma rotina de estudos é baseada nas atividades que você realiza para aumentar a produtividade do seu momento de estudos. Essas atividades podem ser: ouvir músicas, manter por perto uma vela ou incenso, comer um lanche durante o horário de estudos, beber água, entre outros.

Com o tempo, você vai percebendo quais são as suas manias e quais são os hábitos que fazem a sua produtividade aumentar. 

Procure um método de estudos 

Existem vários métodos de ensino que trazem resultados para os estudos. Muitos são desenvolvidos por pesquisadores e pedagogos e alguns métodos são desenvolvidos por estudantes. 

Um método bastante conhecido é o Método Pomodoro. Ele é baseado em dividir o período de trabalho em escalas intercaladas com pausas. O objetivo é deixar o estudante mais motivado e deixar o cérebro “descansar” em certos períodos. 

Organize as suas tarefas 

Com o auxílio de post-its, organize quais são as tarefas do dia. Visualizando quais são as atividades que você precisa entregar ao professor, maior vai ser a sua produtividade. 

Não deixe de hidratar o corpo

Beber água durante os estudos é muito importante para manter o corpo saudável. 

De acordo com a Universidade do Leste de Londres, pessoas que bebem  500ml de água antes de realizarem tarefas acadêmicas, possuem um rendimento de até 14% a mais.

Seja criterioso ao uso do celular

Utilizar o celular durante o horário de estudo é um debate entre estudantes do ensino EAD. 

Ao mesmo tempo que o celular pode ter aplicativos que auxiliam nos estudos, ele também pode ser uma grande fonte de distração e fazer o estudante diminuir o seu rendimento ao ponto de perder um dia todo utilizando redes sociais. Sendo assim, é importante o estudante ser firme ao tomar a decisão de utilizar ou não o celular no momento de estudo. 

Se você é daquelas pessoas que não conseguem ficar sem o celular, procure fazer intervalos para intercalar os estudos com o uso do celular. 

Converse com os seus familiares sobre a importância do seu momento de estudos

Estudar em EAD não é fácil, pois exige que o estudante tenha uma rotina de estudos autônoma. 

Para evitar barulhos indesejados e interrupções no horário de estudos, converse com as pessoas que moram com você e alerte elas sobre o seu momento de estudos. Avise que isso é muito importante para o seu futuro e é necessário ter empatia.

Procure um lugar da casa ideal para estudar 

Para estudar mantendo a concentração nos conteúdos, é necessário ter um local sossegado e que ofereça total suporte nos seus estudos. O ensino EAD exige que o aluno crie um ambiente de estudos que não tenha distrações e que seja totalmente confortável para o estudante. 

Gostou do artigo? Veja aqui como evitar o estresse durante os estudos. 

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support