Dicas para você conquistar a sua independência financeira de vez!

Quem nunca desejou alcançar a independência financeira, não é mesmo? Esse sem dúvida é um dos maiores objetivos da maioria dos jovens. E embora possa parecer uma coisa bem distante e inalcançável, a verdade é que não é impossível e estamos aqui para te dar algumas dicas de como fazer isso acontecer. 

Mas o que é independência financeira? 

Independência financeira é a liberdade de poder fazer escolhas sem precisar se preocupar com dinheiro. Pode-se dizer que uma pessoa independente financeiramente, é aquela que tem um orçamento equilibrado e reservas suficientes para viver delas, ou seja, os rendimentos mensais de seus investimentos são maiores do que seus gastos, fazendo com que a pessoa não dependa de um trabalho para viver. 

Por que a independência financeira é importante?

Porque não existe nada melhor do que ter liberdade para tomar certas decisões e poder fazer o que quiser sem precisar se preocupar no que isso impactaria em suas finanças.

Um dos benefícios da independência financeira é a segurança de uma aposentadoria tranquila. Além disso, uma pessoa que tem independência financeira consegue reduzir o tempo de trabalho e assim ter mais disponibilidade para se dedicar à família e momentos de lazer.

Entretanto, abrir mão do consumo de hoje em troca da tranquilidade financeira no futuro pode ser visto por muitos como uma desvantagem. Uma pequena desvantagem, convenhamos! 

3 mitos sobre independência financeira

Antes de começarmos a falar sobre como alcançar a independência financeira, precisamos primeiramente desmistificar algumas mentiras ditas, que por muitas vezes tornam o processo de independência ainda mais demorado e desmotivador. Vamos lá! 

  • Mito 1:  A independência financeira depende de quanto você ganha.

A verdade é que ela depende de quanto você poupa. A lógica é simples, quanto mais dinheiro guardamos, mais dinheiro temos para investir. Saber economizar nos gastos faz muita diferença na busca por independência financeira.

  • Mitos 2: Quanto maior o salário, mais gastos você terá

Além de ser um grande erro, essa frase também serve como uma desculpa para aqueles que desejam viver de ostentação. Uma vez que entendemos que a nossa independência irá depender do quanto guardamos, aprendemos que não há nenhuma necessidade de gastar dinheiro com coisas caras e sem real necessidade. Lembre-se, a independência financeira tem a ver com pensar no futuro. Logo, aquilo que você poupa agora, você irá desfrutar no futuro.

  • Mito 3: Investir é muito complicado e é preciso muito estudo

Uma coisa é certa, para tudo o que queremos ter sucesso na vida exigirá o mínimo de estudo, afinal, ninguém nasceu sabendo tudo. Por outro lado, não há nada que não se possa aprender. Então, embora não seja necessário passar horas e horas na frente do computador, para aprender a investir, é necessário que a pessoa tenha sim curiosidade para aprender. 

Mas investir não é um bicho de sete cabeças. Na verdade é bem simples! Um dos princípios básicos do investidor é sempre gastar menos do que ganha, investir o dinheiro poupado e depois repetir todo o processo. 

Agora desmistificamos algumas mentiras, podemos seguir um dos principais questionamentos:

Como alcançar a independência financeira? 

É necessário entender que alcançar a independência financeira envolve uma série de comportamentos e hábitos, que exigem um controle financeiro disciplinado. Para isso, existem algumas etapas que podem ser fundamentais para ajudar neste processo.

  • Faça um planejamento financeiro:

Para manter um bom padrão de vida é fundamental realizar o planejamento das finanças, assim você conhecerá detalhadamente o seu orçamento. 

Sair das dívidas é um fator muito importante. Quanto menos dívidas, mais fácil o processo se torna. 

Para isso, ter o registro com um levantamento dos seus gastos mensais vale muito a pena. Assim, você terá uma percepção real do seu nível de consumo. 

Exemplo: Em uma tabela, liste todas as suas fontes de renda; e os valores que recebe.

Nesta tabela você também deve colocar todas as suas contas fixas e os seus gastos essenciais.Conforme você for pagando as dívidas, marque em sua tabela. Com o decorrer do tempo você conseguirá acompanhar de forma clara tudo o que você tem conseguido poupar, ou não.

  • Tenha objetivos financeiros bem definidos

É fundamental que você tenha objetivos financeiros bem definidos, sejam eles a curto, médio ou longo prazo. Quando os objetivos são bem definidos, é mais fácil resolver os imprevistos que podem surgir. 

Objetivos de curto prazo: são objetivos a serem alcançados em um período de até um ou dois anos, como uma reforma na casa ou uma viagem de férias;

Objetivos de médio prazo: serão alcançados em até cinco anos.

Objetivos de longo prazo: são os objetivos que serão atingidos em prazo superior a cinco anos. Exemplo: a compra de um imóvel, abertura de uma empresa, entre outros. 

  • Evite dívidas e pague sempre à vista

Dívidas podem comprometer seu orçamento mensal. Por isso, evite pagar o mínimo da fatura do cartão de crédito, comprar coisas desnecessárias, utilizar o cheque especial, entre outros.

Outro ponto importante: evite realizar compras de forma parcelada.

Embora as contas parceladas no cartão de crédito carreguem uma certa praticidade, essa “praticidade” gera um problema que muitas vezes passa despercebido, o juros embutido no preço total do produto ou serviço adquirido. Por isso, priorize o pagamento à vista. Assim, você poupa dinheiro e não prejudica orçamentos futuros.

  • Considere realizar atividades que gerem renda extra

Toda renda extra é válida! Talvez você tenha algum hobby que possa te proporcionar um dinheiro a mais no fim do mês. Invista nisso!

  • Gaste menos do que você ganha!

O real sucesso de alguém independente financeiramente, está em saber gastar menos do que se ganha. Conquistar esse objetivo vai depender do quanto você consegue fazer sobrar. Comece de forma gradual de maneira que isso se torne um hábito.

Quais os principais desafios encontrados?

O principal desafio para alcançar a independência financeira está em controlar os gastos. 

A falta de controle dos gastos pode dificultar a conquista do seu objetivo. Aprender educação financeira pode até ser difícil, mas não é impossível e conforme falamos acima, com o tempo se torna um hábito.

Estar de bem com suas finanças e ver os objetivos financeiros serem alcançados ao longo dos anos é sinônimo de liberdade. Por isso não desanime, mesmo que pareça difícil!

Como manter a Independência Financeira?

Uma boa forma de manter sua independência financeira é aumentando a sua colocação no mercado de trabalho. Investindo em cursos e aperfeiçoamento profissional. Além de você melhorar o seu currículo, você terá chance de alcançar cargos maiores e melhores. Quanto mais alto o cargo, maior o salário. Isso significa que a sua renda também irá aumentar.

Aqui na Faculdade do Futuro, temos diversos cursos que podem te ajudar nisso. Seja graduação, pós-graduação ou até mesmo cursos de extensão. Entre em contato conosco. 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe