Vai começar a faculdade? Confira 5 dicas que todo calouro precisa ler!

Depois de muitas noites sem dormir, muito café e muito estudo; sem dúvidas você não vê a hora de chegar logo o próximo ano para iniciar a tão sonhada faculdade, não é mesmo? Isso é bem compreensível, afinal, são anos sonhando e planejando o futuro; e de fato, a faculdade é uma mudança muito importante na vida de qualquer estudante.

Uma coisa é certa, um novo caminho se inicia, e é claro que expectativas foram criadas. Entretanto, precisamos alertá-lo de antemão, que nem tudo sairá como imaginou e pode ser que você até leve um choque de realidade no começo, até porque, nem  todos os momentos serão fáceis e felizes.

Mas não se preocupe! Com o tempo você se acostuma. Por isso, é fundamental alinhar suas expectativas, para evitar futuras frustrações, e assim, você consiga extrair o melhor dessa fase.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você, com 5 dicas que todo calouro precisa saber para começar com o pé direito a vida universitária.

1- Não negligencie o primeiro ano da faculdade.

O começo do primeiro ano de um curso superior é basicamente bem parecido com o começo do ano letivo em uma escola. Entretanto, principalmente os primeiros meses, podem gerar um leve senso de liberdade, até porque, são muitas novidades e possibilidades apresentadas de uma só vez; e, é bem comum algumas pessoas negligenciarem o início do curso. 

É necessário, porém, levar em conta que, a cada dia, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente.  Por esse motivo, é importante que você aproveite ao máximo, cada fase da vida acadêmica.

Um estudante que se dedica desde o início, sai na frente dos outros e consequentemente, terá as melhores notas, indicações dos professores e até mesmo de colegas de trabalho. Por isso, aproveite cada oportunidade, seja de estágios, projetos ou pesquisa. Cada momento é válido e sem dúvida irão somar muitos pontos em sua vida profissional. 

2-  Não falte às aulas.

Uma diferença que você certamente notará nos primeiros dias como universitário, é que diferente do Ensino Fundamental e Médio, no Ensino Superior, você não terá professores cobrando você de ir às aulas. 

Saiba administrar bem o seu tempo. Não será uma tarefa fácil, ainda mais se você além de estudar, também trabalha. Por isso, você precisará ter muita disciplina e se policiar ao máximo, quanto a isso. 

Como dito antes, cada fase da vida acadêmica é extremamente importante. 

Durante a graduação, diversos conteúdos são tratados em uma só aula, assim, faltar em uma única aula, pode fazer com que você perca vários assuntos. Por isso, é essencial que você não perca nenhuma! 

Anote cada ponto e vírgula dito pelos professores, busque se destacar como aluno; seja aplicado; interessado e aproveite para extrair o máximo de informação possível. Até porque, conhecimento nunca é demais.

3- Faça Networking

Uma dica de ouro é você desenvolver estrategicamente bons relacionamentos, principalmente com pessoas que poderão te ajudar a alavancar carreira. Invista em seu networking!

Talvez você ainda não conheça este termo, mas é importante que você já vá se familiarizando com ele, porque ele irá influenciar diretamente em seu futuro profissional. Isso porque, com um networking bem estabelecido, a chance de você ter sucesso é bem mais real. 

Mas o que é Networking? 

Network, vem do inglês (“net” é rede e “work” é trabalho) e significa rede de relacionamentos ou rede de contatos. O networking é uma rede mais específica de pessoas que trocam informações e conhecimento entre si. 

Portanto, crie relacionamento com pessoas que poderão, de maneira efetiva, acrescentar não somente em seu desempenho acadêmico, como também em seu crescimento profissional. Exemplo: Tenha um bom relacionamento com os seus professores, conheça alunos veteranos, ou que estejam terminando o curso.

Nos últimos anos, com o aumento da competitividade no mercado de trabalho, é de suma importância saber se relacionar da maneira correta. Então esteja sempre atento e busque ao máximo desenvolver sua rede de contatos. Participe de eventos, fóruns de discussão, esteja sempre disposto para interagir com novas pessoas. Através destes relacionamentos, você poderá conseguir grandes oportunidades, seja de estágio ou quem sabe até indicação para o mercado de trabalho.

4- Participe de todos os eventos oferecidos pela sua universidade e atividades extracurriculares

Uma outra forma de desenvolver o seu networking é participando de todos os eventos oferecidos pela universidade. Esses eventos são ótimos para se engajar com atividades complementares, conhecer novas pessoas, além de agregar conhecimentos úteis para a sua vida profissional.

Eles também são uma ótima oportunidade para expandir os horizontes da sua área de atuação, e trazer um diferencial em seu currículo, fazendo total diferença na hora de conseguir o emprego dos sonhos.

 5- Faça o máximo de estágios que puder

Essa última dica é muito importante! Se o curso que você está fazendo possibilita que você faça estágios desde o primeiro semestre. Ainda que eles não sejam remunerados, não deixe de aproveitar. 

Faça o máximo de estágios possíveis!

Eles são importantes para que você tenha um primeiro contato com a sua futura profissão e adquira mais experiência profissional. Por isso, não deixe de explorar todas as possibilidades que o curso escolhido oferece.

Anotou todas as dicas? 

Não deixe de se dedicar aos estudos, mantenha o foco e dê o seu melhor em tudo o que você se propor a fazer. Assim, o seu sucesso tanto acadêmico, como profissional, estará garantido! 

Gostou desse artigo? Você pode ler mais dicas em: 

  • Primeiro ano de faculdade: Dicas para os calouros se darem bem. 

Compartilhe esse artigo com os seus amigos. Certeza que com essas dicas você irá passar pelo  primeiro ano de faculdade com muita tranquilidade. Aproveite e entre em contato conosco, para conhecer nossos cursos.

Aguardamos por você!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe