Tenha uma rotina de estudos produtiva e obtenha bons resultados

Ter uma rotina de estudos produtiva é ideal para quem busca dominar determinado assunto e ter êxito nos vestibulares ou, até mesmo, provas de concursos. Saber quantas horas estudar, por quanto descansar e como dividir as matérias no dia a dia fazem toda a diferença.

Estudar não é exatamente uma receita de bolo. Cada pessoa possui um método. Sendo assim, a fórmula é bastante pessoal e a organização depende de cada um. O melhor para você vai variar a partir de alguns fatores, como, por exemplo, a disponibilidade, a disposição e as oportunidades. Porém, de um modo geral, as dicas a seguir podem ser bastante úteis.

Uma rotina de estudos produtiva passa pela disciplina

Se você quiser ter uma rotina de estudos produtiva, você deve ter disciplina. Para os alunos que estudam no tradicional período de segunda a sexta e possuem o resto do dia livre, o ideal é estudar entre cinco e oito horas, e sempre as matérias que teve no dia.

Dedique cerca de uma hora e meia para cada matéria com uma pausa de 10 a 15 minutos entre cada uma delas. Outra dica fundamental é intercalar as matérias de humanas e exatas, para que você não fique confuso na hora de absorver determinado conteúdo.

Crie um método de estudo próprio e que seja característico seu

Se você ainda está no Ensino Médio ou não faz cursinho, é preciso se adaptar por conta própria. Crie um método de estudo próprio e que seja característico seu. Você pode pegar uma prova antiga do vestibular desejado e tentar resolvê-la. Outra alternativa é adquirir as apostilas.

Caso preferir, você também pode seguir o mapa do Ensino Médio. Basicamente, você irá dividir o conteúdo pelo ano e estudar com o material do próprio colégio. O mesmo pode ser válido para quem estuda por conta própria. Busque um material de apoio e siga essa estratégia.

Consiga um tempo e tente conciliar o trabalho com os estudos

Para quem já trabalha e possui uma vida profissional bastante ativa, pode ser difícil encontrar uma brecha para estudar durante o dia a dia. A alternativa é utilizar o tempo que você tem livre, durante os intervalos do trabalho, para se dedicar aos estudos.

A outra opção requer um certo esforço e sacrifício. Utilizar as folgas dos finais de semana para estudar pode ser algo fundamental. Para muitos, esse é um verdadeiro desafio, já que o sábado e o domingo são dias de descanso. Porém, para quem busca o êxito, o esforço é válido e até necessário. No futuro, esse sacrifício poderá ser recompensado!

Lembre-se que os finais de semana não são pretextos para que os estudos sejam interrompidos. O ideal é que o aluno faça um plano de estudos efetivo, para que no sábado e no domingo, ele consiga passar por todas as matérias que teve, nem que seja por um tempo curto. É como se fosse o momento de revisar todo o conteúdo estudado durante a semana. Uma hora para cada matéria, já é o suficiente.

O importante é você levar os estudos a sério e saber que se dedicar nos finais de semana também faz parte do processo, para quem busca ser aprovado no vestibular ou obter êxito profissional.

Divida o tempo de estudo com videoaulas e exercícios

Tanto nas escolas, quanto nos cursinhos, existe início, meio e fim. As aulas têm hora para começar e hora para acabar. Porém, quem estuda através de videoaulas vive uma realidade um pouco diferente. O aluno pode assistir as aulas quando quiser. Isso é bom, mas ao mesmo tempo pode ser algo prejudicial.

Não faz sentido assistir aos vídeos e não praticar. Logo, as videoaulas devem ser assistidas e os exercícios devem ser praticados. É importante que o tempo de estudo seja divido entre teoria e prática, para que você possa absorver o conteúdo de maneira efetiva e se preparar melhor.

Essas dicas que apresentamos podem ser fundamentais para você que almeja uma rotina de estudos cada vez mais produtiva. Gostou do conteúdo apresentado? Nós da Faculdade do Futuro queremos ver você obter sucesso acadêmico e ter êxito no mercado de trabalho em um futuro próximo. Esperamos ter te ajudado!

Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco. Conheça também os nossos cursos de graduação!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe