Dicas para você se dar bem com as matérias de exatas

As matérias de exatas exigem muita concentração e comprometimento dos alunos, seja durante o período de vestibular ou quando entram na faculdade. Por serem disciplinas mais complexas, pois envolvem muitas contas, número e fórmulas, acabam gerando um temor e muita dificuldade por parte dos estudantes, ainda mais para os que acham que nunca irão aprender essas matérias.

A boa notícia é que você, mesmo que não tenha tanta afinidade com números, também pode aprender e melhorar o seu desempenho nessas matérias. Porém, o primeiro passo para começar a estudar é desmistificar a ideia de que você não é capaz de aprender. Com comprometimento e boa vontade você consegue!

A partir disso, siga todas as dicas que falaremos neste artigo que, com muita dedicação, você vai mandar bem nas matérias de exatas. Vamos lá?

1- Comece com os assuntos mais fáceis

As matérias de exatas envolvem disciplinas como matemática, física e química e, para você não desistir antes mesmo de começar, inicie pelos assuntos mais fáceis e que você tenha um pouco mais de entendimento. Não adianta querer começar pelas fórmulas mais difíceis da matemática, por exemplo, se não sabe fazer as contas básicas, não é mesmo?

Começar pelos assuntos de baixa complexidade te dará um maior conhecimento e confiança para partir para os assuntos mais complexos.

2- Entenda a lógica das fórmulas

As matérias de exatas possuem uma lógica por trás de cada fórmula e é importante você buscar entendê-la, pois te permite ter mais clareza e facilita o aprendizado. Entender a teoria também é necessário para você se familiarizar e conseguir manter um raciocínio durante a resolução das questões.

Além disso, compreender o porquê de cada fórmula contribui para que você não precise ficar decorando todos os cálculos, o que não ajuda em nada no aprendizado, e te permita ter um pensamento mais crítico e coerente.

3- Assista a aulas

Procure por videoaulas na internet sobre os tópicos que está com dificuldade. Busque por aulas que explicam desde a teoria, que, como dissemos no tópico anterior, é importante para o seu entendimento e raciocínio das matérias, até os exercícios para você colocar em prática todo o aprendizado.  

Se você está na faculdade, evite faltar às aulas, pois os assuntos se relacionam e, caso você perca alguma, poderá prejudicar o entendimento de toda a matéria. Tenha muita atenção e aproveite ao máximo as explicações dos seus professores. Não deixe que as dúvidas se acumulem e não tenha vergonha de fazer perguntas.

É importante que você dê continuidade aos estudos após as aulas para ampliar seus conhecimentos e complementar os assuntos estudados.

4- Pratique muito

Agora é a hora de colocar toda a teoria em prática. Aliando essas duas técnicas, você fixará as matérias de exatas com muito mais facilidade e eficiência. Por isso, resolva o maior número de exercícios possível, depois confira as resoluções, tente entender onde errou e faça novamente.

Aumente o nível de dificuldade das questões gradativamente, anote todas as suas dificuldades e revise as matérias. A melhor forma de fixar todo o conteúdo estudado é fazendo muitos exercícios.

5- Procure amigos para estudar

Estudar em grupo pode ser uma boa alternativa para aprender e fixar os conteúdos e, se vocês tiverem foco e disciplina, pode ser bastante produtivo. Outros pontos de vista podem te ajudar a enxergar questões que você não tinha percebido antes e você também poderá compartilhar seus conhecimentos.

Além disso, quando ensinamos para alguém o que sabemos e falamos em voz alta, as chances de absorvermos o conteúdo aumentam consideravelmente. Mas lembre-se que o grupo é para estudar, não é para bater papo e falar de coisas desnecessárias, ok?

6- Mantenha o hábito de estudar e evite distrações

É essencial que você se organize e mantenha o hábito de estudar regularmente. Por isso, estabeleça horários para que você estude durante a semana e escolha um ambiente livre de barulhos, que te possibilite focar nos estudos.

As matérias de exatas exigem disciplina e concentração, então evite distrações como redes sociais, celular, computador, televisão e outras, para ter um bom rendimento e conseguir absorver todo o conteúdo estudado.

7- Não deixe o medo de errar te atrapalhar

A sua confiança com as matérias de exatas virá com a prática e bastante estudo. Portanto, se permita tentar e, quando errar, leia o conteúdo, peça ajuda aos seus professores e amigos e tente resolver as questões novamente. Os erros contribuem para que você aprenda e reforce ainda mais o conteúdo.

8- Descubra a melhor técnica de estudos para você

Existem diferentes formas de estudos, você precisa achar a técnica que mais se adequa às suas necessidades, que te faça ser produtivo e ajude a fixar o conteúdo. Você pode adotar estratégias como anotar, fazer mapas mentais, flashes cards, resumos e fichamentos para poder revisar e consultar quando achar necessário.

9- Tenha dedicação

A palavra-chave para tudo que fazemos na vida é dedicação e para estudar as matérias de exatas não é diferente. Tenha dedicação aos seus estudos, mantenha uma organização e planejamento das atividades diárias e prepare um ambiente exclusivo para se concentrar nos seus estudos.

10- Tire um tempo para lazer

É essencial que você tire um tempo para lazer e descanso para um bom rendimento nos estudos, afinal, quando a cabeça está cansada não absorvemos nenhum conteúdo. Por isso, tire uns momentos para passear, assistir a um filme ou série, ler um livro e fazer uma atividade física.

Mantendo um planejamento, uma boa rotina de estudos e com as estratégias corretas você conseguirá aprender e mandar bem nas matérias de exatas. Siga as nossas dicas e não desanime! Você conseguirá ter um bom desempenho nessas matérias com muita dedicação e comprometimento.

Este conteúdo foi útil para você? Então continue acompanhando nosso blog, siga nossas redes sociais e o nosso canal do YouTube para receber mais conteúdos como este e saber tudo o que acontece dentro da FAF.

Em casos de dúvidas ou sugestões, entre em contato conosco. A Faculdade do Futuro está preparada para te receber!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe